Postado emNotícias / Biodiversidade

Mexilhão dourado: sem controle, organismo ocupa o Baixo São Francisco

Os mexilhões em Penedo. Foto: Doca Pescador/InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Em Penedo, Alagoas, o organismo exótico aquático limnoperna fortunei, o conhecido mexilhão dourado, expande e adensa sua ocupação consolidada, colocando em risco ecossistemas aquáticos e sistemas de abastecimento de água para uso humano.


Em registro realizado no último dia 30 de outubro, Doca Pescador, colaborador do InfoSãoFrancisco da cidade de Penedo, Alagoas, apresenta o quadro crítico da infestação do mexilhão dourado na zona ribeirinha do município.

Mexilhões dourados na Rocheira, Penedo, AL. Foto: Doca Pescador

Favorecida pela baixa qualidade da água naquela região, onde há inúmeros lançamentos de efluentes, a ocupação do molusco atingiu uma altíssima densidade tomando espaços das espécies nativas que não têm como concorrer com o invasor asiático.

Veja abaixo o vídeo com o registro dos mexilhões dourados em Penedo, AL

O grave problema da ocorrência e expansão do organismo exótico vem sendo apresentado pelo InfoSãoFrancisco em diversas matérias que, além de recordarem o histórico de sua chegada ao Baixo São Francisco, também questionaram diretamente diversos órgãos ambientais e da gestão das águas do Velho Chico sobre ações voltadas para o enfrentamento do problema.

De forma unânime, com respostas já divulgadas à sociedade, os órgãos demandados não apresentaram dados comprovatórios de ações efetivas de monitoramento, controle e erradicação (se possível) do molusco no trecho baixo do rio São Francisco.

Fontes: InfoSãoFrancisco


Leia ainda

Mexilhões dourados: o que dizem Codevasf e IBAMA sobre o enfrentamento ao invasor

Mexilhões dourados: o que dizem (até agora) os órgãos de gestão sobre o enfrentamento ao invasor

Baixo São Francisco: as vazões dos últimos sete dias (21 a 29 de agosto)

Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.