Postado emNotícias / Baixo São Francisco

Em dez dias, novo apagão de dados de vazões da UHE Xingó

por Redação

Sistema da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico há dois dias não fornece dados das vazões instantâneas na estação situada na UHE Xingó prejudicando o acompanhamento, pela sociedade, das operações da hidrelétrica.


Em nova situação de ausência de dados no sistema Hidro-Telemetria da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, vazões instantâneas da UHE Xingó (medidas na estação situada no barramento) não estão sendo apresentadas, contribuindo para o não conhecimento de informações essenciais para o acompanhamento das operações do barramento.

Desde as 06:00 hs do dia 18 que a estação (49340080) UHE Xingó Barramento não apresenta os dados de vazão instantânea da hidrelétrica. O novo evento significa, novamente, mais de 48 horas de ausência dos dados fornecidos pelo sistema Hidro-Telemetria do SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, prejudicando o conhecimento do padrão operativo da usina.

Dados das vazões da UHE Xingó até a manhã do dia 18 de agosto. Fonte: ANA/SNIRH .

Tais dados são disponibilizados pelo sistema Hidro-Telemetria, do SNIRH – Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos, gerenciado pela ANA que, desde as 16:00 hs do dia 08 de agosto se encontra indisponível. Apenas os dados relacionados ao nível do reservatório de Xingó estão sendo atualizados no sistema (ver gráfico do SNIRH abaixo).

Dados das vazões da UHE Xingó ausentes na manhã do dia 20 de agosto. Apenas dados do nível do reservatório. Fonte: ANA/SNIRH .

De olho nas vazões no Baixo São Francisco

A ANA, através do SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (é um dos instrumentos de gestão previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433, de 08 de Janeiro de 1997, a chamada Lei das Águas) , mantém diversos sistemas de geração de dados públicos relacionados ao monitoramento de parâmetros diversos das águas no Brasil. Dentre eles, o sistema de Hidro-telemetria que permite o conhecimento de vazões nos principais rios brasileiros (com ou sem barramentos).

Tela do Hidro-Telemetria com dados no Baixo São Francisco. Fonte: ANA/SNIRH.

O Hidro-Telemetria do SNIRH, no caso dos barramentos, possibilita que sejam avaliados o cumprimento de regras, diretrizes e restrições aplicadas aos barramentos ( partir do estabelecido pelas LOs – Licenças de Operação ou ainda regulações da própria ANA).

No caso particular do Baixo São Francisco, os dados mais importantes para o conhecimento exato do padrão das descargas da UHE Xingó são fornecidos pela estação UHE Xingó Barramento, uma vez que expressam o “desenho” final das manobras de regularização desde a UHE Sobradinho.

A outra estação, em Propriá, a 70 km da foz, tem resultados que são afetados por possíveis contribuições de afluentes como os rios Capiá, Ipanema, Capivara, o que “camufla” as vazões reais que o setor elétrico pratica [no barramento].

A obtenção da publicidade desse dados foi possível após interferência da Sociedade Canoa de Tolda através de um lento processo protocolado junto à CGU – Controladoria Geral da União, se valendo da LAI – Lei de Acesso à Informação.

No fechamento da matéria os únicos dados referentes às descargas das operações da UHE Xingó remontavam às 06:00 hs do dia 18 de agosto (683,38 m³/s). Apenas dados de nível no reservatório estavam disponíveis.

A ANA foi notificada sobre o problema, ainda ontem, pela tarde e é esperada solução para o caso e providências para apuração das causas.


Veja ainda

Dados das vazões da UHE Xingó somam mais de 48 horas de apagão

CHESF mantém vazões mínimas abaixo de 700 m³/s, danos se consolidam

Semana 01 de “flexibilização” da UHE Xingó: ecossistemas e acesso à água ainda mais comprometidos


Fontes

ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

SNIRH – Sistema Nacional de Informações Sobre os Recursos Hídricos

IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis