Postado emNotícias / Petróleo

Sem encontrar petróleo, ExxonMobil desiste de perfurar no Brasil

Composição: InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

A petroleira Exxon Mobil anunciou que está finalizando suas operações de perfuração de petróleo no Brasil, conforme publicou o Wall Street Journal nesta quarta-feira (05), por não encontrar campos economicamente viáveis.


A Exxon está abandonando uma área offshore que adquiriu com parceiros em 2017 por cerca de US$ 4 bilhões (R$ 20,3 bilhões) por entender que as reservas não são suficientes para garantir a viabilidade de sua exploração.

De acordo com a matéria do jornal, trata-se da terceira tentativa que falha na busca por campos economicamente viáveis, sendo o Brasil, até então, uma das áreas geográficas na América do Sul, assim como a Guiana e os EUA, vistas com grandes possibilidades.

Darren Woods, CEO da Exxon, dizia, em dezembro passado que o Brasil era uma das oportunidades de crescimento da companhia. Foto: Callaghan O’Hare/Reuters

O anúncio da retirada da Exxon das atividades de perfuração ocorreu em menos de um dia após a comunicação, pela empresa, de que seus lucros operacionais no terceiro trimestre tiveram uma queda de 25% em relação aos resultados excepcionais ano passado, em razão da queda dos preços de petróleo e gás no mercado internacional.

Nota da redação: a partir dos conflitos estabelecidos com a tentativa da Exxon em perfurar na foz do rio São Francisco, em 2021, o InfoSãoFrancisco publicou uma série de matérias sobre o caso que podem ser acessadas aqui.


Leia ainda

Exxon no Velho Chico: sem autorização do IBAMA, empresa realiza treinamentos com comunidades

Exxon na foz do Velho Chico: IBAMA ainda em análise de revisão de licenciamento

ExxonMobil no Nordeste: dados, mapas e um perigoso plano em curso

Petróleo na foz do Velho Chico: Canoa de Tolda recorre da decisão da Justiça Federal


Fontes: Wall Street Journal


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.