Postado emNotícias / Mineração

Vale e TÜV Süd se tornam rés pela tragédia de Brumadinho

A tragédia do dia 25 de janeiro de 2019 em Brumadinho, Minas Gerais, deixou 270 mortos. Foto: AGENCIA ESTADO/Xinhua/imago images

por DW Brasil

Justiça Federal acata denúncia do MPF e evita prescrição de crimes que levaram ao desastre que matou 270 pessoas. Funcionários das duas empresas responderão por homicídio qualificado e outros delitos.


A Justiça Federal acatou nesta terça-feira (24/01) a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra 16 pessoas e as empresas Vale e TÜV Süd pelo rompimento de uma barragem em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, que matou 270 pessoas.

A tragédia do dia 25 de janeiro de 2019 ocorreu após o colapso da barragem B-I da mina do Córrego do Feijão.

Todas as pessoas físicas foram denunciadas por homicídio qualificado das 270 vítimas, além de crimes contra a fauna, contra a flora e de poluição.

As empresas Vale S.A. e a empresa alemã de inspeções e certificação TÜV Süd Bureau de Projetos e Consultoria Ltda são alvos de denúncias pelos crimes contra a fauna, contra a flora e de poluição, embora não sejam rés por se tratarem de pessoas jurídicas.

A busca por sobreviventes.

MPF descartou acordo

O MPF descartou a possibilidade de acordo em razão do que chamou de “tamanha gravidade, que resultaram na morte de mais de 270 pessoas e mais incontáveis danos socioeconômicos e socioambientais”.

Os procuradores exigem o valor mínimo de reparação pelos danos causados “nos termos em que constam dos autos, com base no artigo 387, caput, e inciso IV, ambos do Código de Processo Penal”.

O processo criminal foi distribuído à 2ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte. Havia a possibilidade de os crimes prescreverem, uma vez que o desastre completaria quatro anos nesta quarta-feira.

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a pedir agilidade por parte da Justiça Federal para que isso não ocorresse. Agora, com a aceitação das denúncias a prescrição está descartada.

Entre os réus, estão o ex-diretor-presidente da Vale Fábio Schvartsman, além de dois diretores, dois gerentes executivos, gerentes, engenheiros e geólogos da mineradora.
Entre os funcionários da TÜV Süd, estão Chris-Peter Meier, gerente da empresa no Brasil e gestor na Alemanha; assim como dois consultores técnicos, um coordenador e um especialista.

A TÜV Süd também é alvo na Alemanha de duas ações civis buscando a obtenção de reparações e responsabilização da empresa alemã pelo rompimento da barragem em Minas, em processos movidos por sobreviventes e familiares de vítimas.


Fontes: DW Brasil


Leia ainda

Julgamentos da TÜV Süd por Brumadinho continuam na Alemanha

Rios deveriam ter direitos semelhantes aos das pessoas?

“Depois da represa tem um rio”: em documentário, ribeirinhos atingidos pelo desastre de Brumadinho

Fiocruz: moradores de Brumadinho convivem com alta exposição a metais

Barragens no Brasil: 1 milhão vivem perto do perigo


O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.

Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.