Postado emNotícias / Hidrelétricas

Vazão nos Sub-médio e Baixo São Francisco permanecem em 4.000 m³/s

por Carlos Eduardo Ribeiro Jr. | InfoSãoFrancisco

O setor elétrico definiu hoje (01/02)) que as atuais descargas das UHE Sobradinho e Xingó permanecem sem alteração até o dia 15 próximo.


A ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico realizou hoje, por videoconferência, a 2ª reunião em 2022 da Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio São Francisco (veja gravação da reunião aqui) onde o setor elétrico reiterou a necessidade de se estabelecer o necessário volume de espera nos reservatórios de Sobradinho e Itaparica.

Tais operações, segundo o ONS – Operador Nacional do Sistema, estão de acordo com as Regras de Operações de Controle de Cheias, uma vez que a bacia do São Francisco se encontra, desde o dia 11 de janeiro passado, em Situação de Cheia formalizada.

Assim, o setor elétrico estabeleceu que a vazão atual nas UHE Sobradinho e Xingó permanecerão em 4.000 m³/s (quatro mil metros cúbicos por segundo) até o dia 15 de fevereiro.

Ao final da tarde a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco publicou a Carta Circular SOO-011/2022 onde confirma a manutenção das descargas da UHE Xingó até 15 de fevereiro. Veja abaixo o documento na íntegra.

Reprodução: CHESF

Veja no mapa abaixo a situação de afluências e defluências na bacia entre os dias 29/01 e 01/02.

A situação de afluências e defluências na bacia entre os dias 29/01 e 01/02. Reprodução: ANA

Leia ainda

Bacia do São Francisco tem Situação de Cheia declarada

Vazões de Xingó aumentam para garantir volume de espera em Itaparica

Estado de Sergipe sem plano de emergência para o Baixo São Francisco


Fontes: CHESF - Companhia Hidroelétrica do São Francisco; ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; SNIRH – Sistema Nacional de Informações Sobre Recursos Hídricos; ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico


Sobre o autor

Carlos Eduardo Ribeiro Junior

Co-criador do InfoSãoFrancisco e coordenador do projeto.