Postado emNotícias / Hidrelétricas

Peixes continuam a morrer no Baixo São Francisco

Traíras e acará-boi mortos, em poças d'água. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Manutenção das vazões da UHE Xingó com grande amplitude e com velocidade impossível de ser acompanhada pela ictiofauna segue aprisionando e matando peixes em poças no leito do rio São Francisco.


Como já publicado pelo InfoSãoFrancisco, o Baixo São Francisco vem sendo submetido a uma efetiva crise hídrica localizada imposta pelo setor elétrico, Mesmo com os reservatórios em situação geral na bacia próxima aos 90 % de seu volume útil.

São visíveis os impactos causados não só à população ribeirinha mas também aos ecossistemas aquáticos e ripários dependentes da proximidade da água.

Mesmo com os problemas apontados, a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, por determinação do ONS – Operador Nacional do Sistema, vem operando a UHE Xingó com vazões mínimas abaixo de 800 m³/s (oitocentos metros cúbicos por segundo), semelhante ao que ocorreu em 2016 durante a chamada crise hídrica.

A vazão mínima atualmente praticada ainda se encontra dentro da faixa autorizada pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (o órgão estabeleceu como vazão mínima na renovação da LO – Licença de Operação da UHE Xingó (2021) o valor de 700 m³/s).

A situação de penúria hídrica do Baixo São Francisco ocorre sem que sejam conhecidas reações concretas da parte dos estados de Sergipe e Alagoas, dos municípios ribeirinhos, dos entes da gestão das águas do Velho Chico e da sociedade.

Veja vídeo com uma das situações registradas pelo InfoSãoFrancisco.

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH; ONS, IBAMA.


Leia ainda

Peixes morrendo no Baixo São Francisco

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó

Acesso à água em risco: contrariando programação divulgada, vazão no Baixo São Francisco chega a 1.191 m³/s

Com fim do período chuvoso, vazões serão reduzidas no Baixo São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.