Postado emNotícias / Hidrelétricas

Final de ano a seco: CHESF mantém vazões mínimas no Baixo São Francisco

O leito exposto do rio São Francisco e os impactos das operações da UHE Xingó. Foto: Carlos E. Ribeiro/InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Setor elétrico segue com redução das descargas da UHE Xingó afetando todo o Baixo São Francisco.


Na manhã de 27 de dezembro, o Baixo São Francisco começa o dia com as operações da UHE Xingó no padrão descargas mínimas adotadas no final de semana, na faixa de 1.000 m³/s (hum mil metros cúbicos por segundo), mantendo os impactos em toda a região.

As vazões praticadas nos últimos dias têm os mesmos valores daquelas que foram aplicadas em abril de 2013 excepcionalmente através da Autorização Especial 01/2013 concedida à CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

No hidrograma abaixo, o retrato das operações da UHE Xingó entre o dia 25 e a manhã do dia 27 de dezembro.

Hidrograma – Reprodução: ANA/SNIRH

A exposição do leito do rio é o padrão ambiental no Baixo São Francisco desde 2013, procedimento legalizado com as autorizações do IBAMA e a recente atualização da LO – Licença de Operação da UHE Xingó, em 2021.

Bombas e embarcações no seco. Foto: Carlos E. Ribeiro/InfoSãoFrancisco
As “faixas” no leito exposto do rio mostram o avanço das “ondas de areia” que assoreiam a borda do espelho d’água e dão a dimensão dos impactos das operações da UHE Xingó. Foto: Carlos E. Ribeiro/InfoSãoFrancisco

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH


Leia ainda

Redução de vazão do São Francisco em nova Licença de Operação da UHE Xingó ausente da mídia

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 19 a 26/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.