Postado emNotícias / Hidrelétricas

Como em 2015, vazões no Baixo São Francisco vão abaixo de 1.000 m³/s

Leito do rio São Francisco exposto. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Mesmo com os reservatórios de Três Marias e Sobradinho com volumes elevados, setor elétrico mantém hidrelétrica de Xingó com descargas mínimas.


A semana fecha com a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco reduzindo ainda mais os picos mínimos das descargas da hidrelétrica de Xingó, criando, no Baixo São Francisco, um quadro de visíveis impactos.

Vazões da hidrelétrica de Xingó no mês de março. Gráfico: ANA/SNIRH

Desde o dia primeiro de março que Xingó vem operando com a maior parte do período abaixo de 1.000 m³/s (mil metros cúbicos por segundo), valor que foi aplicado em 2015, através da Autorização Especial 01/2013 1a. Retificação emitida pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis .

Navegação e acesso à água por populações difusas têm sido impactados e as perspectivas, mantidos os padrões de operações dos barramentos, indicam a possibilidade de eclosão de inúmeros conflitos pelo uso da água.

Navegação interrompida

Balsas na linha Pão de Açúcar/Niterói: apenas entre seis da manhã e três da tarde. Foto: Empresa Fluvial São Francisco.

A travessia entre Pão de Açúcar, Alagoas e o povoado Niterói, em Porto da Folha, SE, está cada vez mais precária para veículos pesados e a tendência é a suspensão do serviço, segundo a Empresa Fluvial São Francisco que, há vários dias vem amargando prejuízos sem que tenha conhecimento de soluções para o problema, situação já apresentada pelo InfoSãoFrancisco.

Uma das balsas permanece inoperante e a balsa remanescente, operando no seu limite técnico, sem calado adequado, tem mantido a linha apenas entre as seis horas da manhã e quinze horas.

Impactos ambientais

Com a redução das vazões a valores mínimos, o leito do rio São Francisco exposto ao longo das bordas do espelho d’água, é o indicador da variedade de impactos produzidos pela pouca água disponibilizada pelo setor elétrico e a variação das descargas.

Segmento de leito do rio exposto e conjunto de impactos resultantes das operações da hidrelétrica de Xingó. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco
As reduções de vazão adicionam impactos ao passivo socioambiental de mais de quarenta anos de regularização. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr/InfoSãoFrancisco

A vegetação invasora avança pelo leito, camadas de areia se sobrepõem sobre o mesmo, em processo acelerado de assoreamento, reduzindo a largura da calha.

As altas temperaturas verificadas em toda a região têm, naturalmente, afetado as águas do Velho Chico, que estão aquecidas, e com grande concentração de algas criando situação de risco de explosão de florações e saturação das zonas com menos correnteza na borda do espelho d’água, como o InfoSãoFrancisco noticiou em outubro de 2021.

Diferentemente da situação de penúria hídrica de 2015, em 02 de março os reservatórios reguladores da bacia hidrográfica do rio São Francisco contavam com os volumes abaixo, todos com tendência a elevação:

Três Marias – 89,95 %

Sobradinho – 87,93 %

Itaparica – 50,0 %

Equivalente – 82,04 %

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH


Leia ainda

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.