Postado emNotícias / Hidrelétricas

Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s

por InfoSãoFrancisco

Sem comunicação prévia antecipada, vazões da UHE Xingó foram reduzidas pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, com descargas inferiores à metade daquelas anunciadas no início de agosto.


Em contraposição à programação da hidrologia anunciada no início de agosto, a CHESF reduz significativamente as vazões da UHE Xingó no final de semana, com publicação posterior da mudança.

Cabe a observação de que os volumes de água nos principais reservatórios da bacia (ver quadro no final da matéria) estão ainda elevados, a poucos meses da chamada estação úmida.

No gráfico abaixo é possível acompanhar as vazões operadas pela UHE Xingó na última semana, mostrando a brusca redução das descargas do barramento.

No dia 14 de agosto, através de sistema de mensagens por aplicativo para telefonia móvel, a CHESF encaminhou, o breve comunicado que abaixo é reproduzido:

Reprodução: Sistema de alertas da CHESF

Porém, como mostra o gráfico público do SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos/ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, no dia 13, sábado, a vazão já se encontrava em redução.

Reprodução: SNIRH/ANA

No domingo, na parte da tarde, a vazão chegou ao valor mínimo de 677,11 m³/s (seiscentos e setenta e sete metros cúbicos por segundo), abaixo da vazão mínima da LO – Licença de Operação da UHE Xingó, renovada pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em 2021, que alterou o valor mínimo de 1.300 m³/s para 700 m³/s.

Nota: a modificação da LO da UHE Xingó foi possível quando, em 2016, o CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, ao atualizar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, retirou o valor mínimo de 1.300 m³/s.

O valor da vazão no domingo foi no padrão da situação que o Baixo São Francisco enfrentou, a partir de 2013, com as reduções de vazão permitidas pelo IBAMA através das Autorizações Especiais.

Reprodução: SNIRH/ANA

No fechamento da matéria as descargas da UHE Xingó permitiam uma vazão de 960,37 m³/s, como mostra o hidrograma abaixo.

Reprodução: SNIRH/ANA

VOLUMES E VAZÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

No fechamento da matéria eram disponibilizados os seguintes dados:

VU – Volumes Úteis nos reservatórios (para o dia 14 de agosto)

Três Marias – 74,12%

Sobradinho – 79,05%

Itaparica – 92,0%

Equivalente da bacia (totalização dos três reservatórios acima) – 71,56 %

Vazões em 15 de agosto (fechamento da matéria)

Vazão defluente da UHE Sobradinho – 2.336,53 m³/s

Vazão defluente da UHE Xingó – 960,37 m³/s

Vazão defluente em Propriá – 1.518,79 m³/s

Dados: ANA/SNIRH

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH


Leia ainda

Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012

Vazões da UHE Xingó da última semana: 05/11 de junho

Chuvas em Pernambuco fazem o rio Ipanema desaguar no Velho Chico

Várzea da Boacica ainda alagada pelas chuvas na região


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.