por InfoSãoFrancisco
Insistindo no modelo de modificações das vazões defluentes da UHE Xingó sem aviso prévio antecipado, e destinando as águas do Velho Chico prioritariamente para a geração de energia, setor elétrico volta a anunciar redução do volume de água no Baixo São Francisco.
Em menos de 48 horas, nova mudança intempestiva dos vazões da UHE Xingó no Baixo São Francisco: sem antecipação indispensável, a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco volta a emitir (ao final da tarde de ontem, 2 de maio) uma simples mensagem de aplicativo de telefonia móvel, onde estabelece nova redução das defluências do barramento, em seguida à redução aplicada ontem (igualmente anunciada através de mensagem telefônica no dia 01, domingo).
A redução de vazões de ontem já havia sido precedida por outra recente, no último dia 28 de abril.
O setor elétrico, sem reações contrárias da parte dos órgãos reguladores, estados e municípios (do Baixo São Francisco) e entes da gestão das águas do Velho Chico mantém o padrão de mudanças bruscas de descargas da UHE Xingó sem avisos prévios com antecipado.
A segunda redução de vazões no Baixo São Francisco é imposta quando os principais reservatórios da bacia têm seus volumes acima de 90%, (com exceção de Três Marias, acima de 89%) conforme dados do último dia 01 de maio.
É necessário relembrar que o padrão de vazões imposto a partir de hoje é semelhante ao que ocorreu no início de 2013 quando da chamada crise hídrica da bacia. Naquela época, através de autorizações especiais do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foram permitidas vazões inferiores aos 1.300 m³/s de vazão mínima determinados pelo Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o chamado Plano Decenal, que foram retirados do documento pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco na atualização do documento diretor em 2016.
Nos gráficos abaixo podem ser comparados os volumes nos reservatórios para o mês de maio em 2013 e agora em 2022.
O círculo vermelho marca o volume do reservatório em maio de 2013. O azul, marca maio de 2022.
O círculo vermelho marca o volume do reservatório em maio de 2013. O azul, marca maio de 2022.
No fechamento da matéria a vazão defluente da UHE Xingó era de 1.254,30 m³/s.
Fontes: CHESF; ANA/SNIRH; ONS
Leia ainda
CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó
Com fim do período chuvoso, vazões serão reduzidas no Baixo São Francisco
Bacia do São Francisco tem Situação de Cheia declarada
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.