Postado emNotícias / Hidrelétricas

Baixo São Francisco amanhece com menos água: vazões da UHE Xingó reduzidas

por InfoSãoFrancisco

Seguindo com o modelo de modificações nas vazões defluentes da UHE Xingó sem aviso prévio antecipado, a priorização das águas do Velho Chico para a geração de energia, setor elétrico reduz volume de água no Baixo São Francisco.


O Baixo São Francisco amanheceu com menos água nesse início de maio: a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco reduziu substancialmente as vazões da UHE Xingó em pouco espaço de tempo desde a última manobra similar (dia 28).

Do chamado patamar de 2.000 m³/s (dois mil metros cúbicos por segundo), as descargas do barramento foram reduzidas a valores na zona dos 1.400 m³/s, tendo atingido a cota mínima de 1.395,91 m³/s às 04:00 hs da manhã de hoje.

Efetivamente, a redução das descargas já tiveram início na noite de ontem e às 23:00 hs era observada a vazão de 1.882,7 m³/s.

Hidrograma das vazões da UHE Xingó em 1o./02 maio. Gráfico: ANA/SNIRH

A operação da UHE Xingó ocorreu, novamente, sem aviso prévio antecipado. O único comunicado conhecido sobre a mudança nas defluências do barramento é mensagem de aplicativo Whatsapp veiculada às 13:35 hs de ontem (1º.).

Reprodução: Redes sociais

Essa nova redução da vazão de entrega do Velho Chico em sua foz, com sabidos impactos em ecossistemas aquáticos, ripários e de acesso à água por populações humanas ribeirinhas ocorre quando os principais reservatórios da bacia têm seus volumes acima de 90%, conforme dados do último dia 29.

Gráfico: ANA/SNIRH

No fechamento da matéria a vazão defluente da UHE Xingó era de 1.395,91 m³/s.

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH; ONS


Leia ainda

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó

Acesso à água em risco: contrariando programação divulgada, vazão no Baixo São Francisco chega a 1.191 m³/s

Com fim do período chuvoso, vazões serão reduzidas no Baixo São Francisco

Bacia do São Francisco tem Situação de Cheia declarada


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.