por Antônio Laranjeira | InfoSãoFrancisco
Cooperação internacional com o HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team inicia a formação de equipe local multiplicadora para o desenvolvimento das ações de mapeamento colaborativo do MapSãoFrancisco.
Gradativamente o MapSãoFrancisco vai avançando em sua estruturação para poder desempenhar, com os melhores procedimentos técnicos e de atendimento às necessidades da sociedade do Baixo São Francisco, seus objetivos de mapeamento de populações em situação de injustiça socioambiental.
Teve início hoje uma capacitação aberta ao público, resultado de uma parceria entre o MapSãoFrancisco e o HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team, para a transferência de tecnologias abertas que permitirão o mapeamento de populações em situação de injustiça socioambiental no Baixo São Francisco.
“Vai ser desafiador porém vai ser pioneiro. Estou bastante feliz em trabalhar com um rio que tem uma representatividade para a região Nordeste e o Brasil. É uma interação muito interessante essa entre as relações internacionais, a tecnologia global e o empoderamento de populações locais. Acredito que é um longo caminho que estamos começando com esse encontro”, avalia Marina Aragão, nomeada pelo HOT como gestora do projeto Baixo São Francisco.
De 28 de junho até 08 de julho, uma equipe gerenciada por Marina e formada por dois hidrólogos consultores do HOT, Miguel Trejo e Sten Schurer, estará no povoado da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, alto sertão de Alagoas. O objetivo será treinar uma equipe de multiplicadores de tecnologias sociais do MapSãoFrancisco para monitorar as vazões do Rio São Francisco e realizar modelagens digital de terreno, cujos dados possibilitarão simulação de enchentes para registrar em mapas abertos os territórios habitados.
“Aprendemos, com itens facilmente obtidos no mercado, como construir e usar um GPS geodésico de alta precisão, um sonar para a varredura do leito do rio, além dos princípios básicos para varredura de terreno com veículo aéreo não-tripulado. Tudo isso é inédito no Baixo São Francisco. São três tecnologias novas para nossa região que vive um apagão de dados. Todos esses aparelhos usam softwares livres e por isso podemos multiplicar amanhã, em qualquer local, o que começamos a aprender hoje aqui no São Francisco”, comenta Carlos Eduardo Ribeiro Jr, da Sociedade Canoa de Tolda.
A equipe organizou e reconheceu os equipamentos recebidos e foi às ruas da Ilha do Ferro para testá-los e avaliar o campo de trabalho. O material e as tecnologias repassados pelo HOT, permitirão monitorar o meio ambiente nesta região do Velho Chico.
Confira as fotos de como foi a atividade no primeiro dia:
O MapSãoFrancisco é uma iniciativa da Canoa de Tolda e InfoSãoFrancisco que conta com a cooperação técnica do HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team e da UFAL – Universidade Federal de Alagoas através de seu curso de Engenharia de Pesca com o IMAP – Laboratório de Investigação e Manejo da Pesca, em Penedo, Alagoas.
Fontes: MapSãoFrancisco; Canoa de Tolda; HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team
Leia ainda
MapSãoFrancisco finaliza segunda área do mapeamento de lagoas marginais no Baixo São Francisco
MapSãoFrancisco conclui primeira fase do mapeamento de lagoas marginais no Baixo São Francisco
Dique da várzea da Boacica é aberto colocando comunidades em risco de alagamento
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.