Postado emNotícias / Geotecnologias

IBGE lança Base Cartográfica de Alagoas

Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado de Alagoas. IBGE

por Igor Ferreira | Agência IBGE

Base Cartográfica Contínua do Estado de Alagoas (BC100_AL) integra o Projeto BC100, que planeja mapear as 27 unidades da federação na escala 1:100.000.


  • O produto cartográfico é fundamental para o planejamento setorial de obras de infraestrutura como energia, transporte e comunicações.
  • A BC100_AL contém uma camada de informação adicional chamada de “Índice dos Nomes”, correspondente à nomenclatura dos elementos que a integram.
  • É a segunda base cartográfica publicada de um estado da região Nordeste. A primeira foi a de Sergipe, em 2019.
  • Além de Sergipe, dentro do Projeto BC100 já foram lançadas as bases do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.

O IBGE disponibilizou em novembro passado a Base Cartográfica Vetorial Contínua do Estado de Alagoas na escala 1:100.000, na qual 1cm corresponde a 1km no terreno. O lançamento faz parte do Projeto BC100, que tem por objetivo mapear as 27 unidades da federação nessa escala. Alagoas é a sexta unidade a integrar o conjunto de dados geoespaciais publicados, juntando-se ao Rio Grande do Sul, Sergipe, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.

O novo produto está disponível em formatos livres (Shape File, GeoPackage e dump do banco PostGis), para utilização em Sistemas de Informação Geográfica e por meio de geosserviço, via Plataforma Geográfica Interativa.

“As principais aplicações dessa base estão no planejamento setorial de obras de infraestrutura, no desenvolvimento de programas de governo com enfoque territorial, em análises que demandem uma visão conjunta do espaço geográfico e como subsídio na representação espacial de aspectos sociais, econômicos e ambientais do território”, destaca o gerente de Bases Contínuas do IBGE, Rafael Balbi Reis.

Segunda base cartográfica estadual da região Nordeste produzida, a BC100_AL é um reflexo do aprimoramento contínuo do processo de aquisição das categorias e classes de informações geográficas se comparada à de Sergipe, publicada em 2019. Nas áreas rurais, por exemplo, a BC100_AL traz informações sobre as edificações que representam as principais propriedades rurais e áreas industriais mais significativas do estado. “Também foram empreendidos esforços para representar edificações de ensino, de saúde e religiosas, que servem como referências espaciais”, destaca o supervisor de Cartografia do IBGE no Ceará, Geraldo Santos Landovsky.

“As melhorias também consideraram aspectos do preenchimento de atributos, de nomes geográficos, análise da inter-relação entre as classes de objetos geográficos no contexto regional, assim como ampliação da quantidade de classes mapeadas”, explica Landovsky.

O produto apresenta, ainda, uma camada de informação adicional denominada “Índice dos Nomes”, correspondente aos nomes dos elementos que o integram. Ela permite localizar espacialmente os nomes, representados por pontos, associados às suas respectivas categorias e classes dos elementos mapeados.

“Nas versões anteriores, essa informação era apresentada por meio de um documento textual anexo ao conjunto de dados, exigindo do usuário a execução de determinadas operações para visualizá-los espacialmente. Na base de Alagoas, a consulta é direta, a exemplo das demais camadas que a integram”, explica Balbi.

Visão aproximada da BC100_AL para a região compreendida entre São Miguel dos Campos e o litoral alagoano. Reprodução: IBGE

Saiba mais

O modelo da base cartográfica foi implementado conforme as Especificações Técnicas para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais na versão 3.0 (ET-EDGV 3.0), contemplando classes de 13 categorias de informação: Estrutura Econômica; Energia e Comunicações; Hidrografia; Limites e Localidades; Relevo; Sistema de Transporte; Sistema de Transporte/Aeroportuário; Sistema de Transporte/Dutos; Sistema de Transporte/Ferroviário; Sistema de Transporte/Hidroviário; Sistema de Transporte/Rodoviário; Classes Base do Mapeamento Topográfico em Grandes Escalas; e Edificações. Os dados estão referenciados ao Datum SIRGAS2000 e ao sistema de coordenadas geográficas.

Informações detalhadas sobre o processo de construção da base cartográfica estão disponíveis na Nota Metodológica que acompanha o produto. A BC100_AL também pode ser acessada através do Geoportal da INDE (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais) e seus metadados podem ser consultados no Catálogo de Metadados do IBGE.

Fontes: Agência IBGE


Leia ainda

Para todos: tecnologias e ciências cidadãs abertas despontam no Baixo São Francisco

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.