Postado emNotícias / Crise Climática

Nova Zelândia divulga plano para enfrentar a crise climática adaptando cidades para sobreviver à elevação do mar

Divulgação NZ/Foto: Floodlist

por Tess McClure | The Guardian

As propostas para preparar o país para mais inundações, tempestades e incêndios florestais incluem construir longe de áreas de alto risco e proteger locais culturais.


O governo da Nova Zelândia divulgou novos planos para tentar preparar o país para os efeitos catastróficos da crise climática: elevação do nível do mar, inundações, tempestades maciças e incêndios florestais.

As propostas, divulgadas para consulta na quarta-feira (28), descrevem reformas abrangentes em instituições, conselhos e leis para tentar impedir que as pessoas construam em áreas perigosas, preservar tesouros culturais, melhorar as respostas a desastres, proteger o sistema financeiro dos choques de futuros desastres e reformar as principais indústrias, incluindo turismo, pesca e agricultura.

Um tripulante de helicóptero da Força Aérea da Nova Zelândia observa as áreas afetadas pelas enchentes ao sul de Christchurch, Nova Zelândia. Fotografia: Chris Skelton/AP

“O clima já está mudando e haverá alguns efeitos que não podemos evitar”, disse o ministro das mudanças climáticas, James Shaw. “Apenas nos últimos meses vimos grandes inundações, como as de Tairawhiti; tempestades, como as experimentadas recentemente em Westport; incêndios nas zonas húmidas de Waituna em Southland; e secas em todo o país”.

“Esses eventos demonstram a necessidade de ações urgentes sobre as mudanças climáticas – ações para proteger vidas, renda, casas, empresas e infraestrutura.”

Ao longo do ano passado, algumas comunidades da Nova Zelândia foram repetidamente atingidas por inundações devastadoras. Em março, Tairawhiti foi atingida por sua segunda inundação destrutiva em menos de um ano. As águas das enchentes danificaram casas, escolas e infraestrutura, com moradores dizendo que “levaria cerca de um ano para limpar”. No ano passado, as inundações em Westport deixaram 450 casas inabitáveis ou danificadas.

Na vanguarda do plano está o desafio de como adaptar as cidades e o parque habitacional da Nova Zelândia – muitos dos quais são costeiros – ao risco de aumento do nível do mar e inundações.

De acordo com o governo, a escala do problema é enorme: 675.000 pessoas – uma em cada sete neozelandesas – vivem em áreas propensas a inundações, totalizando quase US$ 100 bilhões em prédios residenciais. Outros 72.065 vivem em áreas projetadas para serem sujeitas à elevação extrema do nível do mar.

“O número de pessoas expostas a esses perigos aumentará à medida que o clima mudar”, diz o relatório. Descobriu-se que, entre 2007 e 2017, a contribuição das mudanças climáticas para enchentes e secas custou aos neozelandeses cerca de US$ 840 milhões em danos segurados e perdas econômicas. Esses números representam um problema enorme e iminente para os proprietários, que enfrentam a perda de sua capacidade de segurar suas casas à medida que o nível de risco aumenta, e para o governo local e central, que foram recebidos com furiosa revolta por algumas comunidades ao tentar desviá-los do perigos.

Danos causados por incêndios florestais no Lago Ohau, na Ilha Sul da Nova Zelândia. Fotografia: Gary Kircher/AFP/Getty Images

As mudanças propostas pelo governo incluem a atualização do código de construção para garantir que as novas construções levem em conta os riscos climáticos, garantindo que o parque habitacional do país seja construído longe de riscos, criando incentivos para o desenvolvimento longe de áreas de alto risco e tornando obrigatória a divulgação de informações sobre riscos climáticos para potenciais compradores e construtores. Algumas dessas medidas provavelmente causarão desconforto aos proprietários, que estão preocupados que as avaliações de risco climático possam diminuir o valor de suas casas.

Shaw deixou claro que o governo não pagaria a conta de todas essas mudanças. “O governo central não arca com todos os custos”, disse ele. “A consulta pergunta a melhor forma de compartilhar riscos e custos entre proprietários de propriedades e ativos, seguradoras, bancos e governo local também.”

O Plano Nacional de Adaptação da Nova Zelândia. Divulgação.

O esboço do Plano Nacional de Adaptação descreve as ações que o governo tomará nos próximos seis anos para responder aos riscos relacionados ao clima. Também inclui propostas para proteger importantes locais culturais, como marae costeiros [casas de reunião maori], e para adaptar a infraestrutura financiada pelo governo para levar em conta o aquecimento climático. Também abrange as reformas propostas do setor de turismo para garantir que os visitantes internacionais “contribuam para a infraestrutura resiliente e adaptável e o ambiente natural que usam” – possivelmente por meio de uma taxa de chegada ou outros impostos sobre os turistas.

O professor Bronwyn Hayward, da Universidade de Canterbury, disse através do Science Media Center que o plano “mostra a enormidade da tarefa que o governo enfrenta após anos de inação”.

“Agora precisamos implementar diretrizes de planejamento climático em uma série de novas legislações e precisamos pensar cuidadosamente sobre como as pessoas estão expostas a repetidos efeitos de inundações – e eu acrescentaria incêndios – no futuro. Se proprietários de casas, empresas, escolas, portos ou aeroportos tiverem que se afastar de uma área de alto risco, por exemplo, quem paga?”

A professora Anita Wreford, da Lincoln University, disse que o plano estava “bem atrasado” e “uma melhoria da abordagem atual da Nova Zelândia aos perigos, que tem sido muito reativa e focada na recuperação após um evento”.

Mas ela disse que as propostas ainda são de alto nível e precisam fornecer “muito mais orientação para os tomadores de decisão”.

“Suspeito que grupos que aguardam com expectativa por isso … podem ter esperado uma direção mais concreta na implementação da adaptação para atingir esses objetivos.”

O plano estará aberto para consulta pública antes que as propostas sejam finalizadas pelo governo.

“Em breve, Aotearoa (nome das ilhas no idioma nativo Maori) em terá um plano para reduzir nossas emissões e ajudar a prevenir os piores efeitos das mudanças climáticas”, disse Shaw, “mas também devemos apoiar as comunidades que já estão sendo atingidas por eventos climáticos mais extremos e mais frequentes”.

Fontes: The Guardian

Essa matéria faz parte do conjunto de publicações relacionadas à crise climática que o InfoSãoFrancisco seleciona -nos melhores veículos de jornalismo e ciência em todo o mundo – para trazer ao público informações pertinentes ao problema global que já afeta a bacia hidrográfica do rio São Francisco.


Leia ainda

Estado de Alagoas sem Plano de Emergência para o Baixo São Francisco

Estado de Sergipe sem Plano de Emergência para o Baixo São Francisco

MapSãoFrancisco conclui primeira fase do mapeamento de lagoas marginais no Baixo São Francisco

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.