Postado emNotícias / Água

Unesco destaca potencial dos lençóis freáticos para resolver crise da água

Uma criança puxando água de um poço em Bhor Rice Village, durante a estação das chuvas, na Índia. Unsplash/Bradford Zak

por ONU News

Em relatório lançado para marcar o Dia Mundial da Água, agência prevê alta anual de 1% no uso da água pelas próximas três décadas; recurso natural responsável por 99% da água doce da Terra é geralmente desvalorizado.


No Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, 22 de março, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, sublinha a importância dos lençóis freáticos. Os tipos de reserva produzem 99% da água doce do planeta Terra. Mas a agência lembra que este recurso natural é muitas vezes “mal compreendido e desvalorizado”, sendo também “mal gerido e abusado”, na última edição do Relatório Mundial do Desenvolvimento da Água das Nações Unidas.

Para a Unesco, é o momento de aproveitar todo o potencial dos lençóis freáticos e manejá-los de forma sustentável.

Limitações pela mudança climática

Pelas projeções da agência, o uso da água deverá crescer 1% por ano pelos próximos 30 anos. Com isso, a dependência nos lençóis freáticos deverá subir, uma vez que a água disponível nas superfícies está cada vez mais limitada devido à mudança climática.

Os autores do relatório pedem aos países para se comprometerem com o desenvolvimento do manejo dos lençóis freáticos e com políticas de governança para tratar de futuras crises de água.

Atualmente, os lençóis freáticos fornecem metade do volume de água extraído para uso doméstico, incluindo água potável para a maioria da população rural que não têm acesso a sistemas públicos ou privados de abastecimento.

África Subsaariana

Melhorar a maneira de utilização dos lençóis freáticos é prioridade urgente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, alerta a Unesco. O estudo destaca que a qualidade dos lençóis freáticos é geralmente boa, podendo ser usada de maneira segura e acessível, sem a necessidade de níveis avançados de tratamento.

Poços de água estão secando, matando gado e plantações e agravando a situação de milhares de crianças e suas famílias. Foto: UNICEF/Mulugeta Ayene

Regiões como África Subsaariana e Oriente Médio têm quantidades consideráveis de recursos não-renováveis de lençóis freáticos, que podem ser extraídos de forma a manter a segurança da água. Mas é preciso levar em conta a possibilidade do armazenamento se esgotar.

A Unesco enfatiza que, na África Subsaariana, o potencial dos aquíferos é pouco explorado. Apenas 3% das terras agrícolas na sub-região estão prontas para irrigação e apenas 5% dessas áreas utilizam lençóis freáticos. No sul da Ásia, este índice é de 57% e na América do Norte de 59%.

A pouca utilização deste recurso natural está relacionada à falta de investimentos em infraestruturas, nas instituições, no treinamento de profissionais e em conhecimentos sobre o recurso.

Em termos de adaptação climática, a Unesco frisa que a capacidade dos sistemas aquíferos em armazenar excedentes de água pode ser explorada para melhorar a disponibilidade de água doce durante todo o ano.

Fontes: ONU News


Leia ainda

Bacia do São Francisco tem Situação de Cheia declarada

Vazões de Xingó aumentam para garantir volume de espera em Itaparica

Estado de Sergipe sem plano de emergência para o Baixo São Francisco