Postado emNotícias / Água - Conflitos

“Barragem – A Ocupação” – o documentário dos conflitos da barragem de Itaparica, três décadas depois de rodado

Composição: InfoSãoFrancisco sobre fotograma de Barragem - A Ocupação
 

por InfoSãoFrancisco | via TV Viva

O projeto Sobradinho +40 – A Desintegração do Rio da Integração apresenta mais um novo arquivo, desta vez com o primeiro documentário da série que a TV Viva, de Olinda, PE, realizou sobre os conflitos sociais provocados pelo projeto da UHE Itaparica, no alto sertão pernambucano, no ano de 1986.


Em 1986 cerca de mil trabalhadores ocuparam as obras da construção da UHE Itaparica, em Petrolândia, no sertão de Pernambuco.

O evento foi registrado pela equipe da TV Viva dando início à série de quatro documentários sobre os conflitos produzidos pela construção do projeto de Itaparica.

O projeto Sobradinho +40 – A Desintegração do Rio da Integração abre a série de documentários da TV Viva sobre os conflitos da obra da UHE Itaparica com o documentário Barragem – A Ocupação.

Assista e conheça mais sobre o documentário Barragem – A Ocupação.

Fotograma: Barragem – A Ocupação. TV Viva/Centro de Cultura Luiz Freire

Fontes: TV Viva/Centro de Cultura Luiz Freire


Leia ainda

Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s

Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012

Vazões da UHE Xingó da última semana: 05/11 de junho

Chuvas em Pernambuco fazem o rio Ipanema desaguar no Velho Chico

Várzea da Boacica ainda alagada pelas chuvas na região


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.