Postado emEntrevistas / Meio ambiente

“Qual é a alternativa? Desistir?”: Bella Lack, a nova rainha do verde

 
Bella Lack: ‘É o reconhecimento da escala do problema que faz você pensar: mas o que posso fazer?’Fotos: Picture Capital/Alamy e Kate Peters/The Observer

por Alex Moshakis | The Guardian

Bella Lack, uma voz de liderança na próxima geração de ambientalistas, tem a missão de redefinir o ativismo. Ela fala sobre otimismo, responsabilidade coletiva e a conclusão de seus estudos secundários.


Há alguns anos, a ambientalista Bella Lack viajou para Versova Beach, na costa de Mumbai, para ficar em cima de um enorme monte de lixo. Lack tinha 16 anos na época e estudava para seus níveis A; ela também estava escrevendo um livro, Os Filhos do Antropoceno, no qual conta as histórias de jovens envolvidos em projetos que abordam a crise climática. Ela estava em Mumbai para conhecer Afroz Shah, um advogado que se encarregou de limpar milhares de toneladas de plástico da praia. Shah havia iniciado o projeto sem financiamento e sem apoio oficial – apenas seu vizinho de 84 anos se ofereceu para ajudar; para Lack, a tarefa parecia impossível. “O problema que enfrentamos parecia tão grande e insuperável”, ela escreveu mais tarde, pensando na praia, mas também no ativismo climático de forma mais ampla, “que eu me perguntei se deveria parar com todas as campanhas, os discursos e apenas aproveitar minha adolescência enquanto duraram.”

Recordando o momento agora, Lack dá de ombros. “É esse reconhecimento da escala do problema que faz você pensar: ‘Mas o que posso fazer?’”, diz ela. Estamos caminhando juntos pelo Richmond Park, no sudoeste de Londres, em um daqueles dias implacavelmente quentes de julho. A Lack chegou de bicicleta – ela cresceu e ainda mora perto – mas sem cadeado, então por um tempo ficamos vagando procurando um arbusto grande o suficiente para esconder seu passeio. “Você pode imaginar o fedor”, ela continua, da praia. “Plástico até onde você pode ver. Plástico que se estende além da praia e na água. Plástico que vira ilhas de lixo. Eu apenas pensei: ‘A maior parte disso nem é daqui’.”

Para escrever As Crianças do Antropoceno (original em inglês The Children of the Anthropocene), Lack conheceu ou falou virtualmente com um grupo diversificado de jovens em todo o mundo. Havia as irmãs indonésias que entraram em greve de fome para convencer o governador de Bali a banir as sacolas plásticas da ilha. Um menino em Los Angeles organizando comunidades contra a poluição do ar. O advogado, Shah, que gradualmente convenceu os moradores locais a limpar cooperativamente, de modo que agora o projeto está praticamente concluído e a praia está mais limpa, se não imaculada.

Tomada de posição: protestando novamente contra a retomada da caça à baleia pelo Japão em 2019. Foto: Stephen Bell/Alamy

Lack, que é embaixadora do Jane Goodall Institute e da Born Free Foundation, e que acabou de terminar seus exames, acredita que compartilhar histórias pessoais de ativismo climático “catalisará a ação mais do que dizer às pessoas, como ‘temos 12 anos deixados para parar a catástrofe’, ou, ‘Um milhão de espécies estão em perigo de extinção’” – conceitos abstratos que muitas vezes parecem pessoalmente não relacionáveis. Ao explicar os esforços dos jovens que, por uma coincidência geográfica, foram forçados a algum tipo de ação climática, ela espera dar um choque naqueles de nós que ainda não estão em crise cotidiana. “Essa é a ideia do livro”, diz ela. “Para tentar fazer com que as pessoas se envolvam emocionalmente com o que está acontecendo.” Quando nos contam as histórias de adolescentes que enfrentam e superam o perigo ambiental, não é mais provável que acordemos para o problema?
Lack despertou para o problema aos 12 anos de idade, quando viu um documentário sobre os danos que as concessões de óleo de palma têm nos habitats dos orangotangos. “Era a obsessão mais intensa”, lembra ela. “Eu tinha pôsteres deles” – os orangotangos – “por todo o meu quarto”. Logo, Lack reclamou na escola contra o desmatamento, e ela caiu em campanha; por 15 ela estava participando de protestos. Nenhum dos pais de Lack tem formação em ativismo ambiental. Ela descobriu a maior parte do que aprendeu – “como o desmatamento está relacionado às emissões e à crise climática, e como isso está relacionado a outras questões sociais; era como um efeito de bola de neve” – através das redes sociais e durante as visitas à fazenda de seu tio, em Worcestershire, onde ela passava as temporadas de parto e podia andar livremente pela floresta ao redor.

“A pergunta mais frequente que me fazem é sobre meus pais”, diz ela. Passamos por samambaias altas em direção a um banco desgastado com vista para um lago. “‘Eles forçaram você a fazer isso?’ ‘Eles doutrinaram você?'” Ela balança a cabeça. “É meio que o contrário. Se meus pais tivessem me forçado a fazer isso por sete anos, eu provavelmente não estaria fazendo isso. As crianças são teimosas.”

— Você os doutrinou? Eu pergunto.

Ela aquiesce.

Eu digo: “Como assim?”

“Enviando-lhes rascunhos do meu livro”, diz ela. “Eles costumavam vir aos protestos, quando eu era muito mais jovem e principalmente fazendo protestos. Há muitas fotos minhas, minha mãe ao fundo parecendo absolutamente miserável”.

“O que estamos realmente protegendo é a humanidade. E você tem que aproveitar enquanto está aqui’:: Bella Lack. Photograph: Kate Peters/The Observer

Lack descreve esse processo como uma espécie de “ativismo de gotejamento”, onde os jovens apresentam aos mais velhos novas informações e, lentamente, se arduamente, os convencem a alterar hábitos ao longo da vida. O comportamento da mãe de Lack mudou “de maneiras pequenas e pessoais”, diz Lack. “Tipo, dentro de casa, nós realmente não comemos carne.” (Lack tem dois irmãos mais velhos: uma irmã que está perto de se tornar vegetariana e um irmão que ainda come presunto direto do pacote – você não pode ganhar todos eles.) 15, 16, acho que nunca saí”, continua ela.

“Eu estava tão imensamente sobrecarregada, era tudo em que eu conseguia me concentrar.” Por um tempo, ela sentiu uma profunda responsabilidade de ajudar o mundo e ajudar os outros a ajudar o mundo. “Cheguei a um ponto de esgotamento, eu acho”, lembra ela. “Eu estava pensando: ‘Não vou conseguir fazer isso por muito mais tempo. Eu fiz minha parte.” Parte da mensagem do livro de Lack é esta: mude seus comportamentos, mas viva sua vida. “Estamos protegendo o planeta”, diz ela. “Mas o planeta ficará bem. O que estamos realmente protegendo é a humanidade. E, você sabe, você tem que aproveitar enquanto está aqui.”

Por um certo tempo na escola, Lack não contou a seus amigos sobre seu interesse pelo ativismo, por medo de alienação. “Pensei que, quando descobrissem, achariam que era tão estranho”, diz ela. (Seu primeiro nome no Twitter, um pseudônimo, era propositalmente obscuro.) Agora, a maioria de seus amigos é educada em questões climáticas importantes e compartilha e discute novas informações quando elas são divulgadas. Ainda assim, Lack luta com o rótulo de “ativista”. “Há um estigma”, diz ela. “Como Boris Johnson os chamou? ‘Abraços de árvores e comedores de feijão-mungo?’” Ela retruca. “Essa é a coisa sobre o ativismo. É visto como um protesto contra o sistema. Constantemente castigando o que está acontecendo.” Ela enfia a mão no ar como se estivesse empunhando um cartaz com raiva. “E se fosse sobre imaginar como seria um futuro diferente? E se movendo em direção a algo melhor?” Ruas sem carros. Ar mais limpo da cidade. Espaços selvagens em áreas urbanas.

Para Lack, a diversão e o entusiasmo do ativismo residem no desenvolvimento de soluções para um futuro mais positivo. “Acho que precisamos redefinir a palavra”, diz ela. Isso encorajará os jovens a “encontrar seu próprio caminho” e os libertará de qualquer ansiedade associada aos rótulos existentes.

No meio de nossa conversa, digo a Lack que meu filho, que tem seis anos, escreveu recentemente uma história (título: Max e Tommy e o Sol Flamejante), e que me dei conta de que era uma ficção de apocalipse climático, e que é provável que ele esteja ouvindo conversas furtivas que minha esposa e eu estamos tendo sobre nosso futuro coletivo.

Lack parece brevemente preocupada e olha para o lago, além do qual podemos ver os telhados distantes de vários prédios de escritórios no centro de Londres.

“Como termina?” ela diz.

“Com Max e Tommy comendo um bom jantar”, eu digo.

“Então ele é um otimista.”

A falta também é otimista. Quando pergunto como ela é capaz de manter a esperança para o futuro, ela dá de ombros que todos os jovens ativistas climáticos dão quando pessoas mais velhas fazem perguntas fúteis e diz: “Qual é a alternativa? Desistir?”
Ela continua: “É assim que vemos a crise climática: um problema a ser resolvido por algumas pessoas apaixonadas que se preocupam com o meio ambiente. É fascinante quando as pessoas chamam o ativismo de paixão. Não é absolutamente uma paixão. Eu nunca gostei muito do lado de protesto disso. As muitas pessoas que reconhecem a necessidade de fazer a mudança, não é por paixão, não é um ‘projeto de paixão’, é uma responsabilidade. É isso que estou tentando transmitir: quão diversas são as pessoas afetadas por isso e, portanto, quão diversas as pessoas que agem precisam ser.

“Mas isso é tudo sobre redefinir o ativismo”, ela continua. “Ele precisa ser integrado a muitas carreiras e ao trabalho de muitas pessoas. Se você é advogado, concentre-se no lado ecológico. Se você é um chef, reduza o impacto da comida que está usando.”

Digo a ela que conversei recentemente com um enólogo que havia impedido a entrada de papelão em suas instalações.

“Eu vejo isso como ativismo”, diz ela. “Fazendo mudanças dentro do seu próprio negócio para alcançar a sustentabilidade. Você realmente precisa viajar pelo mundo? Você não pode fazer video-chamadas?”

Várias campanhas ambientais atuais se concentram na falta de educação sobre crise climática oferecida no currículo escolar; quando os alunos que abandonam a escola entram no mercado de trabalho, eles não estão equipados com o conhecimento e as ideias necessários para trabalhar de forma sustentável. Falta estudou geografia no nível A. Quando pergunto se ela aprendeu sobre a crise climática, ela diz: “Havia uma seção sobre isso”. Nós dois olhamos para o chão, perdidos. “E não são muitas as pessoas que estudam geografia”, acrescenta ela. “Não o suficiente, de qualquer maneira. E é um segmento do curso, e é muito difícil transmitir o quão importante isso é quando é apenas um segmento de um curso junto com todos os outros.”

Por meio de seu trabalho, Lack tornou-se amiga de vários outros jovens ativistas climáticos. Greta Thunberg escreveu a introdução de seu livro; ela costuma conversar com a ambientalista irlandesa Dara McAnulty. Ambas são autores de best-sellers com menos de 20 anos. Quando pergunto a Lack por que ela acha que cabe aos jovens publicar sobre mudanças climáticas, ela diz, com um pouco de raiva: “Estou tentando resolver isso. Não sei por que as pessoas mais velhas não sentem esse mesmo senso de urgência. Quero dizer, eu sei. É o futuro dos jovens que está mais em perigo. Mas por que esse senso de urgência não está sendo sentido por todos agora?”
“Ambição?” Eu sugiro.

“Hábito, ganância, interesses adquiridos…”, diz ela. “Mas ainda não entendo como as pessoas colocariam isso acima de proteger o meio ambiente, acima de proteger as gerações futuras. Tipo, em um nível superficial, eu entendo. Mas é um curto prazo. Pessoas olhando como podem lucrar no próximo mês… Qual é o sentido do lucro em um planeta morto?”

Mensagem clara: dirigindo-se à multidão na Marcha Global pelos Elefantes e Rinocerontes. Foto: Capital/Alamy

Enquanto conversamos, Lack começa a tossir, e noto que sua voz está rouca. “Estou um pouco morrendo”, diz ela, do jeito que você imagina que um jovem de 19 anos possa. Ela está comemorando o fim de seus exames e sua mãe a proibiu de sair novamente. “Não vou mais festejar”, ?diz ela, resolutamente. “Eu estou desgastado. Eu sou uma concha. Mas é estranho fazer coisas assim” – uma entrevista de jornal para promover seu livro – “e depois ir a festas. É um estilo de vida um pouco duplo. E acho que muitos jovens estão vivendo esse tipo de vida dupla, tentando proteger o futuro enquanto também gostam de ser jovens.”

A maioria dos amigos de Lack sente o mesmo. “Acho que vem do reconhecimento de que nosso futuro… Este é o planeta que herdamos”, ela continua. “E estamos recebendo um cálice envenenado, e é nossa responsabilidade mudar isso. Alguns dias atrás, meu tio me disse: ‘Minha geração acabou. Depende de você agora.” E eu acho que isso é muito prejudicial. Ele está apenas em seus 50 anos.” Virando-se bruscamente para mim, ela diz: “Tenho certeza de que você sente a responsabilidade de seus filhos, de deixar para eles um planeta igual ou melhor do que aquele em que você viveu”.

Eu digo “sim”, não sem vergonha, pois às vezes eu também como presunto direto do pacote.

Então eu digo: “Você se cansa de ser perguntado como mudar o mundo?”

Ela suspira.

“Na verdade, não. Eu me coloco em uma posição em que se espera que eu dê essas respostas. Às vezes isso me atinge – é a coisa mais estranha. Por que as pessoas estão me perguntando? Eu sou um pouco um mensageiro de certa forma. Muitas das coisas que estou repetindo, são coisas que ouvi de cientistas. Eu acho que está tudo bem. Você não precisa ter o rótulo de cientista para falar.”
Às vezes, porém, Lack experimenta uma espécie de síndrome do impostor. “Sou afetada pela crise ambiental de uma maneira emocional e voltada para o futuro”, diz ela, “e não de uma maneira direta e atual. As pessoas não querem ouvir uma história sobre quando assisti a um vídeo sobre orangotangos e óleo de palma.” Eles querem ser catalisados ??para a ação ouvindo jovens que já foram afetados, diz ela. “Isso vai fazer a mudança.” E lá vamos nós para encontrar a bicicleta dela.

The Children of the Anthropocene por Bella Lack (Penguin, £ 9,99) está disponível em Guardianbookshop.com por £ 9,29

O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.


Fontes: The Guardian


Veja ainda

Leo Heller: “O modelo de privatização da água e do saneamento está mostrando suas fissuras”

Entrevista: Luiz Ugeda – as questões centrais no direito ao território no Brasil

Os contraespecialistas: a opinião pública em mapas

Porque devemos falar sobre mapas públicos


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.