UHE Formoso – em 2018, Quebec Engenharia iniciava processo no IBAMA

1 de junho de 2020

BACIA DO SÃO FRANCISCO | BARRAMENTOS
CARLOS E. RIBEIRO JR. |  INFOSÃOFRANCISCO

A FCA – Ficha de Caracterização de Atividade da UHE Formoso foi apresentada ao IBAMA pela Quebec Engenharia em 2018 dando partida ao processo de licenciamento que, com o decreto 10.370 assinado pelo presidente Bolsonaro, fica mais perto de sua construção

O processo inicial da UHE Formoso, teve a partida de sua fase inicial de licenciamento em 2018 com o protocolo da FCA – Ficha de Caracterização de Atividade produzida pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis onde, de forma simplificada, são apresentados informações e dados sobre o empreendimento.

Observar, na página 12, que o reservatório previsto para Formoso, fica imediatamente a jusante da UHE Três Marias, formando mais um (longo) trecho com a completa eliminação do rio.

Observar, ainda, na página 14, que na demarcação da poligonal referente aos municípios afetados, não constam as áreas e zonas a jusante da barragem que terão seu regime hidrológico (já totalmente comprometido e determinado por Três Marias) ainda mais afetado, numa situação não distante do que as UHE Sobradinho e UHE Itaparica (com as operações moduladas da UHE Xingó) impõem ao Baixo São Francisco.

Acesse e conheça a FCA – Ficha de Caracterização de Atividade da UHE Formoso abaixo:

Fontes

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Imagem em destaque – A FCA – Ficha de Caracterização de Atividade da UHE Formoso. IBAMA


×

Encontre a localização

Encontrar

Resultados:

Latitude:
Longitude:

Zoom:

Finalizar geocodificação

×

Envie um artigo

Você tem notícias para compartilhar da bacia do Rio são Francisco? Contribua para este mapa enviando sua história. Ajude a ampliar a compreensão do impacto global dessa importante região no mundo.

Encontre localização no mapa

Encontre localização no mapa