A FCA – Ficha de Caracterização de Atividade da UHE Formoso foi apresentada ao IBAMA pela Quebec Engenharia em 2018 dando partida ao processo de licenciamento que, com o decreto 10.370 assinado pelo presidente Bolsonaro, fica mais perto de sua construção.
O processo inicial da UHE Formoso, teve a partida de sua fase inicial de licenciamento em 2018 com o protocolo da FCA – Ficha de Caracterização de Atividade produzida pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis onde, de forma simplificada, são apresentados informações e dados sobre o empreendimento.
Observar, na página 12, que o reservatório previsto para Formoso, fica imediatamente a jusante da UHE Três Marias, formando mais um (longo) trecho com a completa eliminação do rio.
Observar, ainda, na página 14, que na demarcação da poligonal referente aos municípios afetados, não constam as áreas e zonas a jusante da barragem que terão seu regime hidrológico (já totalmente comprometido e determinado por Três Marias) ainda mais afetado, numa situação não distante do que as UHE Sobradinho e UHE Itaparica (com as operações moduladas da UHE Xingó) impõem ao Baixo São Francisco.
Acesse e conheça a FCA – Ficha de Caracterização de Atividade da UHE Formoso abaixo:
Veja ainda
Bolsonaro assina decreto para construção da UHE Formoso em Pirapora, MG
Fontes
IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Imagem em destaque – A FCA – Ficha de Caracterização de Atividade da UHE Formoso. IBAMA