Postado emNotícias / Petróleo

Exxon no Velho Chico: sem autorização do IBAMA, empresa realiza treinamentos com comunidades

Montagem sobre reproduções, EPBR.

por Redação

Ao final de outubro e início de novembro, a ExxonMobil realizou, em diversos municípios da região da foz do São Francisco, uma série de treinamentos com pessoas das comunidades estuarinas de procedimentos/resposta a eventuais derramamentos de óleo cru.


Em meio ao trâmite de licenciamento (processo IBAMA no. 02001.006112/2019-16 ainda em curso) de suas atividades exploratórias na região costeira da foz do rio São Francisco, a ExxonMobil realizou uma série de atividades qualificadas pela empresa como “treinamento em técnicas de proteção e limpeza da costa”.

Com o objetivo de obter mais informações e detalhes sobre os treinamentos, foram feitas demandas ao Projeto SEAL (grupo de trabalho da contratada ERM – Environmental Resources Management, encarregado das relações com as populações das áreas de influência das atividades da ExxonMobil na região) tendo sido solicitado à contratada da ExxonMobil:

1- Relatório do treinamento (com a metodologia, objetivos, participantes, atividades realizadas, avaliação, etc.);

2- Material didático e informativo distribuído aos participantes, apresentações, vídeos, manuais;

Sem fornecer as informações encaminhadas, o Projeto SEAL retornou a solicitação citando que estivera “na região agosto e setembro deste ano, mapeando e cadastrando embarcações para participação no treinamento.”

Explicou ainda a ERM que as “empresas de consultoria Witt O’Brien’s e OceanPact encontram-se (a resposta foi encaminhada no dia 29 de outubro passado) na região para realizar a tarefa de convidar proprietários de embarcações e comunitários para o treinamento em técnicas de proteção e limpeza da costa. As empresas WittO’Brien’s e OceanPact foram contratadas pela ExxonMobil para a realização destes treinamentos.”

“O treinamento é uma ação voluntária da ExxonMobil que ainda não está realizando nenhuma atividade de exploração de petróleo na região de Sergipe e Alagoas. Qualquer ação referente ao Projeto SEAL só será iniciada após a emissão da licença ambiental pelo órgão licenciador (IBAMA)”, complementou ainda o Projeto SEAL

Tendo a observar que as atividades foram realizadas de forma pública, em locais públicos e são de interesse completamente público posto que dizem respeito a patrimônios públicos, no caso o petróleo a ser explorado pela ExxonMobil e os patrimônios naturais da região, como o rio São Francisco, zona costeira e sua biodiversidade/patrimônio genético natural, foi protocolada demanda ao IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (pelo FalaBR, antigo E-Sic).

Sendo o órgão ambiental responsável pelo licenciamento das atividades da ExxonMobil na região, foram solicitados esclarecimentos sobre seu envolvimento com os treinamentos da petroleira.

De acordo com o IBAMA, as ações do treinamento, tendo como público pescadores e proprietários de embarcações da região de Piaçabuçu, AL e Brejo Grande e Pacatuba, SE, foram realizadas sem sua aprovação, conforme o documento resposta abaixo.

Reprodução: IBAMA

Até o fechamento da matéria as informações solicitadas ao Projeto SEAL não tinham sido disponibilizadas e serão publicadas tão logo sejam recebidas.


Leia ainda

Exxon na foz do Velho Chico: IBAMA ainda em análise de revisão de licenciamento

ExxonMobil no Nordeste: dados, mapas e um perigoso plano em curso

Petróleo na foz do Velho Chico: Canoa de Tolda recorre da decisão da Justiça Federal


Fontes: IBAMA; Projeto SEAL