Postado emNotícias / Hidrelétricas

Setor elétrico mantém vazões reduzidas no Baixo São Francisco

por InfoSãoFrancisco

Como afirmado no último dia 07 de março, o setor elétrico vem mantendo vazões extremamente baixas e com grande variações no Baixo São Francisco.


Seguindo colocação do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico na reunião mensal (em 07/03) de acompanhamento da situação hidrológica do rio São Francisco (as videoconferências de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio São Francisco organizadas pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a cada início de mês) o setor elétrico, através da CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, vem mantendo o regime de vazões mínimas na hidrelétrica de Xingó, com descargas na faixa (média) de 1.100 m3/s (mil e cem metros cúbicos por segundo).

Ao mesmo tempo que reduzi0u as vazões no dia 08, a CHESF também aumentou a amplitude das variações das vazões, como mostra o gráfico abaixo.

Gráfico: ANA/SNIRH

A manutenção de vazões tão baixas se dá em momento quem que os volumes úteis dor principais reservatórios da bacia hidrográfica do rio São Francisco atingiram valores que já começam a ultrapassar aqueles verificados (na mesma época do ano) em 2022.

Gráfico: ANA

Fontes: ANA, SNIRH


Leia ainda

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.