por InfoSãoFrancisco
Permanece em curso o apagão de dados da principal estação telemétrica que mede as vazões instantâneas da UHE Xingó no ponto mais próximo do barramento, a jusante impossibilitando o acompanhamento de suas operações.
Permanece, até o fechamento da matéria, e desde as 16:00 hs do dia 03 de janeiro a não disponibilização dos dados de vazão de Xingó, mais precisamente da estação 49340080 UHE Xingó Barramento prejudicando o conhecimento e acompanhamento das descargas praticadas pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, operadora do barramento.
A estação 49340080 – UHE Xingó Barramento, a mais próxima da estrutura, assim como diversas outras do SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, gerenciado pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico produz dados que traduzem a vazão defluente instantânea (com atualizações a cada hora redonda) das operações em curso.
No gráfico abaixo, obtido no site do SNIRH, é visível o “vazio de dados” a partir das 16:00 hs do dia 03 de janeiro.
No site da CHESF, em sua página Gestão de Recursos Hídricos, as tabelas com as vazões da UHE Xingó, constavam atualizações apenas até as 24:00 de ontem (03 de janeiro).
O InfoSãoFrancisco ainda não tem retorno da manifestação sobre a ocorrência do problema à ANA que está analisando o caso para a tomada das devidas providências.
No fechamento da matéria a estação 49340080 UHE Xingó Barramento não dispunha seus dados no site da ANA/SNIRH.
Fontes: CHESF; ANA/SNIRH
Leia ainda
Ano novo a seco: CHESF mantém vazões mínimas no Baixo São Francisco
Vazões reduzidas pela CHESF afetam navegação no São Francisco
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.