por InfoSãoFrancisco
Projeto de mapeamento colaborativo do MapSãoFrancisco para o Baixo São Francisco fará parte da agenda de discussões durante o GeOng 2022, em Chambéry, na França, no 8º. Fórum de Dados Humanitários e de Desenvolvimento organizado pela CartOng.
Objeto de projeto de mapeamento do MapSãoFrancisco, o caso das populações em zonas de risco de alagamento no Baixo São Francisco (em caso de eventos extremos – enchentes) ganha alcance internacional com sua apresentação no GeOng 2022 – 8º. Fórum de Dados Humanitários e de Desenvolvimento, evento internacional organizado pela CartOng em Chambéry, na França, nos próximos dias 24, 25 e 26 de outubro.
A situação de extrema vulnerabilidade das populações ribeirinhas no trecho baixo do Velho Chico que, quarenta anos após a construção de Sobradinho, não contam com um Plano Integrado de Prevenção, Enfrentamento e Ações Emergenciais para Eventos Extremos tem, com a sua divulgação no evento, a possibilidade de conhecimento do caso por um público amplo em inúmeros países.
A apresentação sobre as atividades para o Baixo São Francisco ocorrerá em conjunto com a apresentação do HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team, que apoia o projeto através de cooperação formalizada com a Sociedade Canoa de Tolda, uma das organizações, junto com o InfoSãoFrancisco, criadoras do MapSãoFrancisco.
O evento possibilita acompanhamento online através de inscrição, clicando aqui.
O GeOnG
Organizado pela CartONG a cada dois anos desde 2008, o fórum GeOnG reúne atores humanitários e de desenvolvimento para discutir as apostas atuais e futuras da Gestão da Informação no setor de ajuda, bem como apresentar soluções relevantes e inovadoras e compartilhar experiências e melhores práticas.
O GeOnG se dedica a abordar questões relacionadas a dados nos setores humanitário e de desenvolvimento, incluindo temas relacionados ao mapeamento, GIS, coleta de dados, processamento de dados e os assuntos transversais da Gestão da Informação. É um dos maiores fóruns independentes sobre o tema na Europa, com uma média de 180 participantes de 100 organizações nas últimas três edições presenciais.
Na última década, o GeOnG tornou-se um grande evento sobre questões relacionadas ao mapeamento, tecnologia móvel, Gestão da Informação e, de forma mais geral, sobre o uso de novas tecnologias nos setores humanitário e de desenvolvimento.
O MapSãoFrancisco
O MapSãoFrancisco é uma iniciativa da Canoa de Tolda e InfoSãoFrancisco que conta com a cooperação técnica do HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team e da UFAL – Universidade Federal de Alagoas através de seu curso de Engenharia de Pesca com o IMAP – Laboratório de Investigação e Manejo da Pesca, em Penedo, Alagoas.
Fontes: GeOng; MapSãoFrancisco
Leia ainda
MapSãoFrancisco: parceria com HOT finaliza primeira fase de capacitações
MapSãoFrancisco: três tecnologias de ponta abrem a semana de treinamento do HOT
MapSãoFrancisco finaliza segunda área do mapeamento de lagoas marginais no Baixo São Francisco
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.