por InfoSãoFrancisco | via TV Viva

Em 1986 cerca de mil trabalhadores ocuparam as obras da construção da UHE Itaparica, em Petrolândia, no sertão pernambucano, o resultado de um grande conflito social que sucedeu ao já ocorrido com as obras de Sobradinho. A ocupação das obra de Itaparica foi registrada pela equipe da TV Viva e resultou no documentário Barragem – A Ocupação.


Dando prosseguimento ao projeto de aproveitamento do rio São Francisco para a produção de energia elétrica, o governo federal, em seguida à construção da barragem de Sobradinho, implanta o projeto da construção da UHE Itaparica ao final da década de 1980.

A construção da grande barragem, assim como em Sobradinho, implicaria na remoção de milhares de pessoas com suas vidas já ali estabelecidas.

Não satisfeitos com as propostas apresentadas pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, cerca de mil trabalhadores rurais ocuparam as obras de Itaparica em 1986.

Entendendo a importância daquela mobilização social e o significado dos impactos da obra imposta por políticas públicas não participativas, a TV Viva deslocou sua equipe para Petrolândia, no alto sertão pernambucano, onde produziu o documentário Barragem – A Ocupação.

Ouça o depoimento (colhido em 01/09/2022) de Duda Homem, um dos participantes da filmagem da TV Viva


Barragem – A Ocupação


BARRAGEM – A OCUPAÇÃO

Data e local de produção
Ano: 1986

Cidade: Olinda

País: Brasil

Gênero
Documentário

Produção

TV Viva – Centro de Cultura Luiz Freire

Prêmios

Prêmio Especial ‘Ambiente’ – Festival Internacional da Figueira da Foz, PT.

Seleção de festivais e prêmios

Prêmio dos juris Oficial e Popular, no vídeo Terra/Unicamp(SP,87).


Fontes – TV Viva/Centro de Cultura Luiz Freire


SOBRADINHO +40 – A DESINTEGRAÇÃO DO RIO DA INTEGRAÇÃO

Um projeto

Apoio


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.