por Alice McCool | The Guardian
Com o calor, a seca e as inundações destruindo os meios de subsistência e provocando conflitos, Hindou Oumarou Ibrahim decidiu ajudar as aldeias a mapear e compartilhar recursos preciosos: como novos mapas e conhecimento local fortalecem a luta climática do Chad
É uma ideia simples: onde os limites de terra e rio são disputados, faça um mapa. Colocar em prática, usando o conhecimento não escrito e as histórias orais de fazendeiros, nômades e avós que lêem os padrões de migração das aves para prever a chuva, é um pouco mais difícil.
Mas Hindou Oumarou Ibrahim diz que ela é uma lutadora. “Se você nasce indígena, nasce ativista, porque nasce com os problemas que cercam sua comunidade”, diz ela.
Seu Chade natal está na linha de frente da crise climática, com aumentos de temperatura previstos para serem 1,5 vezes maiores do que os aumentos médios globais. A ONU descreve o Chade como “um dos países mais degradados do mundo”. Em 2020, chuvas recordes causaram uma enorme perda de estoques de alimentos e deslocaram centenas de milhares, enquanto as inundações do ano passado deixaram mais de 160.000 desabrigados. A mudança do clima já destruiu a vida dos pastores, que não conseguem ordenhar seu gado desidratado.
A desertificação reduziu a agricultura e as terras de pastagem e nômades como os Mbororo – o povo de Ibrahim – e os agricultores estão sendo empurrados para o conflito, enquanto a apropriação de terras pelo governo e pelos militares reduz ainda mais o acesso à água.
Para ajudar a mitigar as tensões, Ibrahim está trabalhando com as comunidades para produzir mapas que lhes permitam chegar a um acordo sobre o compartilhamento de recursos naturais. Usando imagens de satélite de alta resolução, Ibrahim e representantes da EOS Data Analytics realizaram workshops com líderes de 23 vilarejos em Mayo-Kebbi Est para mapear 1.728 quilômetros quadrados. As pessoas acrescentaram recursos como rios, povoados e estradas, além de florestas sagradas, árvores medicinais, pontos de água e corredores para o gado. Cópias laminadas dos mapas foram distribuídas para cada comunidade. Ela está realizando um exercício semelhante nas margens do Lago Chade.
Ibrahim disse que é vital envolver as mulheres no processo, não apenas para garantir sua representatividade, mas pelo conhecimento que elas têm, como encontrar água na estação seca.
“No oeste, as pessoas verificam seu aplicativo de clima para saber se vai chover”, diz Ibrahim. “Nosso melhor aplicativo são nossas avós, porque elas podem apenas observar as posições das nuvens, a migração dos pássaros, as direções do vento ou os pequenos insetos e dizer: ‘Ah, vai chover em duas horas!’”
Ibrahim, que presidiu iniciativas de povos indígenas em quatro conferências climáticas da ONU e foi listada pela Time como uma das 15 mulheres que lideraram a ação climática em 2019, quer usar o mapa para mostrar como a resposta à crise liderada por indígenas pode ser combinada com tecnologia – e trabalhar.
Como mulher Mbororo, ela entende o que significa marginalização. Sua mãe, que nunca foi à escola, lutou para educar ela e sua irmã na capital do Chade, N’Djamena, onde Ibrahim foi provocado por “cheirar a leite” por colegas de classe.
“Cresci entre duas culturas”, diz Ibrahim. Sua mãe, que aprendeu a ler e escrever há dois anos, agora domina o WhatsApp. “Ela disse: ‘Você está viajando muito e eu preciso ouvir sua voz’, então você vê, ser ativista na minha comunidade é ser inovador ao longo das gerações.”
Na escola, Ibrahim começou a pensar nas mudanças que ela queria ver ao seu redor. “Percebi que não posso falar dos direitos das mulheres sem falar dos direitos da comunidade. Não posso falar de direitos comunitários sem falar do ambiente em que vivemos e do qual dependemos”, diz ela. Aos 15 anos, fundou a Associação de Mulheres e Povos Indígenas do Chade (Afpat), focada nos direitos das mulheres e na proteção ambiental.
Em 2019, o Chade ficou em último lugar no índice Notre Dame Global Adaptation Initiative, que mede a vulnerabilidade e a resiliência às mudanças climáticas em 182 países.
“Às vezes eu só choro. Porque eu digo, vamos acabar. Não terei povos, apenas uma história de que meus povos eram nômades com gado”, diz Ibrahim.
“Mas quando vejo as comunidades que estão todos os dias se levantando para proteger a natureza, isso me dá mais esperança e energia.” Quem participou do mapeamento está usando-o para acordar como usar o meio ambiente de forma sustentável. Uma comunidade até construiu um prédio para guardar uma cópia física.
Mas as respostas internacionais esgotam Ibrahim. “Estamos em uma crise climática, mas as empresas ainda estão buscando mais combustíveis fósseis e os governos não estão tomando decisões para mudar para energia limpa”, diz ela. “Talvez eles os chamem de países desenvolvidos, mas eu os chamo de países superdesenvolvidos. Eles recebem mais do que precisam para sobreviver de uma maneira boa, mas não estão agindo rápido o suficiente para garantir que também possamos sobreviver”.
No Chade, as pessoas do norte estão migrando para o sul, mais verde. “Cria conflito entre quem vem e quem fica e sobre os recursos naturais.” Outros partem e “se encontram na Europa sem o que possam fazer”, diz Ibrahim. “Estamos evitando usar o nome de refugiado climático, mas devemos colocá-lo na mesa e falar sobre isso.”
É necessário mais progresso para trazer os povos indígenas para as discussões sobre mudanças climáticas, diz ela. “Se eles reconhecem a ciência, devem reconhecer nosso conhecimento. Se eles reconhecem nosso conhecimento, devemos estar nas mesas tomando decisões sobre o futuro do nosso mundo.”
Fontes: The Guardian
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