por InfoSãoFrancisco
Em reunião dos agentes da gestão da bacia, setor elétrico definiu hoje (08/02) a manutenção das defluências das UHEs Sobradinho e Xingó sem alteração até o dia 28 de fevereiro.
Em vídeo conferência organizada pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico realizou hoje, foi realizada a 3ª reunião em 2022 da Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio São Francisco (veja gravação da reunião aqui).
Como apresentado pelo setor elétrico, as vazões de 4.000 m³/s (quatro mil metros cúbicos por segundo) em Sobradinho e Xingó (sub-médio e baixo São Francisco respectivamente) serão mantidas até o próximo dia 28 com o objetivo de manutenção dos volumes de espera nos reservatórios de Sobradinho e Itaparica.
O ONS – Operador Nacional do Sistema reiterou, como vem fazendo a cada reunião desde o início do ano, que as manobras no chamado sistema hidráullico São Francisco estão de acordo com as Regras de Operações de Controle de Cheias, uma vez que a bacia do São Francisco se encontra, desde o dia 11 de janeiro passado, em Situação de Cheia formalizada.
Veja abaixo a situação dos reservatórios em 07 de fevereiro.
Veja no mapa abaixo a situação de defluências nas UHE Sobradinho e Xingó na bacia entre os dias 01 e 08/02.
Leia ainda
Bacia do São Francisco tem Situação de Cheia declarada
Vazões de Xingó aumentam para garantir volume de espera em Itaparica
Estado de Sergipe sem plano de emergência para o Baixo São Francisco
Fontes: ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; SNIRH – Sistema Nacional de Informações Sobre Recursos Hídricos; ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico