Ibama atualiza mapas da costa nordestina com áreas afetadas pela contaminação do óleo cru.
Em doze de outubro, o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis atualizou a lista de localidades ao longo da costa nordestina onde foram constatadas ocorrência de petróleo cru (proveniente do derramamento de óleo cru que foi sinalizado pela primeira vez em 2 de setembro passado).
A foz do rio São Francisco continua inserida na listagem das localidades atingidas sendo constatada a presença do óleo em localidades tanto na margem alagoana, como no município de Piaçabuçu, como na ilha do Arambipe, em Brejo Grande, Sergipe.
Segundo o IBAMA, o resultado conclusivo das amostras, solicitadas anteriormente pelo Instituto e pela Capitania dos Portos, e cuja análise foi feita pela Marinha e pela Petrobras, apontou que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo.
Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil.
A investigação da origem das manchas de óleo está sendo conduzida pela Marinha, enquanto a investigação criminal é objeto da Polícia Federal.
Veja aqui a listagem atualizada das localidades.
Veja ainda:
MonitOleamento: com mapa interativo cidadãos podem apontar manchas de óleo pelo Nordeste
SE VOCÊ TEM INFORMAÇÕES SOBRE ÁREAS AFETADAS QUE NÃO ESTÃO NO MAPA, ACESSE O MONITOLEAMENTO E FAÇA SUA DENÚNCIA.
◊ Imagem em destaque – Cartografia IBAMA | MMA