Postado emNotícias / Baixo São Francisco

Precipitadamente CHESF reduz vazões no Baixo São Francisco e recua horas depois

Sem antecedência, e sem documentação formal, a CHESF comunica (22) a redução das vazões da UHE Xingó para o dia 23, recuando no final da tarde de domingo.

O domingo começou com surpresas nada agradáveis no Baixo São Francisco, ao ser constatada significativa redução da vazão de águas liberadas pela UHE Xingó.

Sem qualquer aviso prévio com antecedência (através das famosas Cartas Circulares emitidas pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), ficou claro que, em não respeito às regras definidas pela Resolução ANA 2081/2017, o setor elétrico, mais uma vez, estabelece como deve ser o São Francisco. 

Consultando-se o site da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico está muito bem apresentada a situação dos reservatórios, onde Sobradinho (na data de 21 do corrente) contava com 64,92% de seu volume ocupado.

Reprodução: ANA.

No mesmo sítio, também é apresentada a situação de operações na condição NORMAL, como mostra o quadro abaixo.

Reprodução: ANA.

Também no quadro esquemático das operações de todos os barramentos operados no São Francisco, estão bem explicitados volumes e vazões defluentes de todos os barramentos, dentro da faixa NORMAL de operações.

Reprodução: ANA.

As situações acima descritas devem ser relacionadas ao São Francisco “versão 2021” estabelecido pela Resolução ANA 2081/2017, conforme o quadro abaixo que apresenta as diversas situações de reservatórios e as vazões defluentes de restrição.

Como já apresentado em diversas matérias pelo InfoSãoFrancisco, os hidrogramas abaixo apresentados da UHE Xingó são a prova oficial de ausência de qualquer componente ambiental das operações de barramentos que, com a Resolução ANA 2081/2017 (igualmente sem condicionantes ambientais) encontram o respaldo legal para a destruição definitiva do que resta do Velho Chico.

Reprodução: SNIRH/ANA.

Gráfico 01 – Hidrograma das operações da UHE Xingó nos últimos 30 dias, mostrando os picos máximos e mínimos das descargas da hidrelétrica, que pulsa ao longo das horas do dia.

Reprodução: SNIRH/ANA.

Gráfico 02 – Hidrograma das operações da UHE Xingó nos últimos 7 dias, numa visão ampliada dos picos máximos e mínimos das descargas da hidrelétrica, e a redução observada no dia 23, domingo.

Comunicação Precária

Na busca de documentação relacionada ao aviso prévio, por parte da CHESF, sobre a redução das vazões da UHE Xingó, foram obtidas, unicamente, mensagens de SMS para telefonia celular onde temos:

Reprodução: SMS/CHESF.

1- Na noite do dia 22, às 20hs:32min o comunicado, sem qualquer detalhamento ou explicações, de redução de vazão (é importante observar que há problemas estruturais de efetividade das redes de telefonia no Baixo São Francisco para boa parte da população – portanto, tal sistema não possibilita comunicação efetiva e muito menos com tão pouco tempo antes da data do evento).

2- Na tarde do domingo, às 17hs:09min, a CHESF volta a encaminhar mensagem SMS onde comunica, igualmente sem maiores explicações, o retorno das vazões ao patamar dos comprovadamente insuficientes 1.100 m³/s.

Em ambos os casos não foram publicados – e com antecedência – documentos formais de comunicação prévia de mudança no padrão de operações do barramento.

Os transtornos causados tanto às populações como aos ecossistemas aquáticos se acumulam sem visibilidade de mudanças no quadro.


Veja também

Uma derradeira oportunidade para o rio São Francisco [e demais rios brasileiros]

Baixo São Francisco contaminado: relatório da UFAL alerta situação de risco

UHE Xingó: CHESF comunica aumento da vazão para 1.100 m³/s para o Baixo São Francisco


Fontes

CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico