Postado emSem categoria / Regiões

InfoSãoFrancisco: um ano de informações sobre o Velho Chico

Um ano após lançamento, o InfoSãoFrancisco se consolida como fonte de informações seguras e precisas sobre a bacia do Velho Chico.

Um ano passa ligeiro e cá estamos, há exatos 12 meses desde o lançamento do InfoSãoFrancisco, projeto da Canoa de Tolda lançado durante a 1ª. Oficina de Geojornalismo Cidadão do Baixo São Francisco, realizada no povoado Mato da Onça, em agosto/setembro de 2019.

A proposta do InfoSãoFrancisco foi construída, desde a ideia inicial do projeto, de modo a reunir de forma colaborativa matérias, informações, dados, cartografias e contribuições vindas das quatro regiões fisiográficas da bacia hidrográfica do Velho Chico: Alto, Médio, Sub-médio e Baixo São Francisco. O conceito permanece válido, sobretudo pela carência de conhecimento existente entre as regiões, no campo das questões socioambientais, de situações específicas ou relacionadas regionalmente, problemas e/ou boas soluções, de modo a termos mais energia canalizada para o enfrentamento de uma desastrosa gestão.

De modo complementar ao conteúdo apresentado pelo site Canoa de Tolda (e vice-versa), o InfoSãoFrancisco vem sendo mais e mais acessado tornando-se uma boa referência quando o assunto é o Velho Chico.

A nossa rede de colaboradores também está evoluindo, com possibilidades de expansão, o que permitirá mais diversidade de informações sobre a bacia hidrográfica do São Francisco.

Ao longo deste primeiro ano foi possível, gradativamente, a melhoria da base de dados disponibilizada – dados, imagens, cartografia, documentos – o que deve evoluir para um melhor sistema a médio prazo, mais estável, possante e com interface que facilite o acesso a qualquer pessoa.

A nossa perspectiva é de as pessoas que se interessam pelo São Francisco possam permanecer obtendo informações qualificadas e origem comprovada, possibilitando mais conhecimento, envolvimento e ações por melhores dias para a bacia hidrográfica do Velho Chico.

Aguardem pois algumas boas novidades associadas ao primeiro ano do InfoSãoFrancisco estão sendo preparadas e em breve serão apresentadas.


Imagem em destaque – Composição. Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco