Postado emNotícias / Regiões

Caatinga terá mais dados sobre desmatamento com sistema do Mapbiomas

No dia nacional da caatinga, 28 de abril  foi realizado, através de webinário exclusivo, o pré-lançamento do SAD Caatinga – Sistema de Alerta de Desmatamento do Bioma Caatinga, plataforma desenvolvida pelo MapBiomas.

O SAD Caatinga é a primeira plataforma de monitoramento dedicada ao bioma caatinga, como apresenta Washington Rocha (coordenador geral do SAD no Mapbiomas, UEFS/PPGM), que explica que “a partir desta data, anualmente, a cada dia 28, serão apresentados dados e estatísticas sobre desmatamento neste bioma”.ental brasileira Paloma Costa é conhecida por promover iniciativas com jovens em seu país e em nível global em debates e conferências sobre o clima.

Reprodução: Mapbiomas.

O webinário contou com as participações de Rodrigo Vasconcelos (Geodatin, PPMG/UEFS) também apresentando a plataforma e os debatedores Carlos Souza (Imazon); Severino Ribeiro (Cepan); Patrícia Ferreira Tavares (CPRH-PE); Iêdo Bezerra Sá (Embrapa Semiárido) e Francisca Soares de Araújo (UFC).
São co-criadores do SAD Caatinga a Geodatin, a UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana e o PPGM – Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente. O suporte à plataforma é provido pelos Instituto Arapyaú, Mapbiomas Alerta e pelo Mapbiomas.

O sistema vem em boa hora pois, até o presente, a única base de dados de alertas para desmatamento no bioma é produzida pelo GFW – Global Forest Watch que tem sua operação calibrada para florestas tropicais úmidas, como bem expõe Rodrigo Vasconcelos.

Veja o webinário de lançamento do SAD Caatinga

Mapbiomas oferece mapas mais precisos gratuitamente

As plataformas do MapBiomas Brasil e do MapBiomas Alerta passam a oferecer mais uma opção de mapa base: os mosaicos recentes de imagens Planet com 3 metros de resolução. O MapBiomas é a primeira iniciativa no Brasil a disponibilizar esse material para todo o público.

Agora, ao acessar as plataformas de mapas do MapBiomas, os usuários podem escolher como mapa base, além dos mosaicos Landsat, Google Street View, entre outros, as imagens Planet atualizadas em alta resolução. O primeiro mapa base é formado por imagens de outubro de 2020. Ao longo das próximas semanas, será implementada uma ferramenta para selecionar o mês de interesse.

A inclusão dos mapas foi possível graças ao acordo de cooperação entre a Planet e o Governo da Noruega, que envolveu ainda a Kongsberg Satellite Services (KSAT) e a Airbus. O contrato internacional, de cerca de US$ 43,5 milhões, tem como objetivo prover acesso universal a imagens de satélite em alta resolução para monitorar os trópicos e contribuir nos esforços contra o desmatamento e em prol do desenvolvimento sustentável dessas regiões.

Veja mais sobre o assunto e como acessar os mapas aqui.

Um exemplo do painel de resultados preliminares por estado e os pontos mais afetados no bioma. Reprodução: Mapbioma.
Na imagem satelital, áreas do alerta no Baixo São Francisco. Reprodução: Mapbioma.

Amostra de área no alerta no estado da Bahia. Reprodução: Mapbioma.
Tela de localização da amostra no quadro à esquerda. Reprodução: Mapbioma.


Leia ainda

Reserva Mato da Onça em estado de Emergência Climática

Mapa do Monitoramento das Secas

Seca intensa no nordeste coloca 636 municípios em situação de emergência


Fontes

Mapbiomas