Postado emNotícias / Baixo São Francisco

Vazões no São Francisco: nova redução em Sobradinho, vazões de Xingó mantidas

A partir de quinta feira (26), vazão de defluência na UHE Sobradinho, será reduzida, sendo mantidas as vazões atuais na UHE Xingó, de acordo comunicado divulgado pela CHESF no dia 24 de novembro.

Em mais um comunicado sobre as operações de barramentos na bacia do São Francisco, a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, através da Carta Circular SOO 046/2020 de 24 e novembro, anunciou atualização nas operações das UHE Sobradinho (com mais uma redução de vazão em menos de uma semana) e UHE Xingó que operarão com as vazões defluentes conforme a tabela abaixo:

UHE Sobradinho (Sub-médio São Francisco) –

26/11/2020 – 2.300 m³/s (dois mil e trezentos metros cúbicos por segundo).

27/11/2020 – 2.000 m³/s.

28/11/2020 – 1.700 m³/s

UHE Xingó (Baixo São Francisco) – permanece operando com vazão média de 2.300 m³/s.

Sub-médio e baixo São Francisco, regiões fisiográficas afetadas pelas operações em cascata a partir de Sobradinho. Cartografia: InfoSãoFrancisco

Veja a Carta Circular SOO-046/2020 

AUTORIZAÇÃO DE VAZÃO DE 550 M³/S AINDA EM VIGOR

Sob o silêncio de todos os entes da gestão, municípios, estados e da sociedade do Baixo São Francisco, Xingó segue operando com a Autorização Especial 012/2017 que permite a vazão mínima de 550 m³/s..

A manutenção ad eternum da autorização, quando a ANA define e estação como normal, é um precedente extremamente danoso para com o já precário processo de licenciamento de operações de barramentos, colocando em risco, pela temerária situação, não apenas o São Francisco, mas todos os demais rios brasileiros que tenham barramentos em suas bacias.

ATÉ QUE CAIA

Em 13 de dezembro de 2019 foi publicada a matéria 550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco. Desde aquela data não são conhecidas, até o momento, disposições e/ou ações que levem ao cancelamento da Autorização Especial IBAMA 012/2017 e necessárias responsabilizações.

Temos, então, que a UHE Xingó permanece operando com a acima citada Autorização Especial 012/2017, sem qualquer reação, inclusive por parte dos entes do sistema de gestão que, naturalmente, não são desconhecedores da situação.

Os efeitos danosos se acumulam ao passivo já considerável de exatos quarenta anos de regularização desde a entrada em operação de Sobradinho (1979/80).

Para que esse caso não caia no esquecimento, na normalidade cotidiana, será mantida a republicação desta denúncia agregada à cada nova notícia, ininterruptamente, até que seja conhecida reação que conduza ao cancelamento/revogação desta licença que equivale a mais um desastroso passo rumo ao fim do rio São Francisco.


Fontes

CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco


Veja ainda

Vazões no São Francisco: redução em Sobradinho, Xingó sem mudanças

UHE Xingó operou abaixo de 1.300 m³/s no final de semana

UHE Xingó: CHESF reduz fortemente vazão sem aviso prévio

550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco


Imagem em destaque – Composição UHE Sobradinho/UHE Xingó