Postado emNotícias / Baixo São Francisco

Sem adequada publicidade na região afetada, tem início perfuração de petróleo na Bacia de Sergipe-Alagoas

No próximo semestre as petroleiras Exxon, Enauta e Murphy darão início às atividades de perfuração de poços de petróleo na região da foz do São Francisco, na faixa litorânea fronteira aos municípios de Brejo Grande e Pacatuba, SE.

Segundo o diretor-presidente da Enauta, Décio Oddone, (para o site Click Petróleo e Gás – 1/04), a Enauta prevê junto com suas parceiras Exxon e Murphy Oil, a perfuração do primeiro poço de petóleo na Bacia de Sergipe-Alagoas ainda no segundo semestre deste ano.

Ainda na publicação do Click Petróleo e Gás, Oddone cita que “São ativos de alta prospectividade, estão próximos a descobertas relevantes já feitas na região. O licenciamento ambiental já foi protocolado pelo operador”, durante webcast com analistas e investidores de mercado sobre os resultados no quarto trimestre.

De acordo com o balanço financeiro da Enauta, os poços de petróleo encontram-se em região “de alto potencial exploratório e próximos a descobertas da ordem de 1,2 bilhão de barris”.

A empresa está licenciando 11 poços exploratórios na bacia, em áreas das 13a, 14a e 15a rodadas de licitação da ANP, quando adquiriu a operação dos blocos SEAL-M-351, SEAL-M-428, SEAL-M-430, SEAL-M-501, SEAL-M-503, SEAL-M-573.

A zona de perfuração mais relacionada com a foz do São Francisco (e seus municípios) é a SEAL-M-351, distante cerca de 42 km do litoral brejo-grandense.

Reprodução: EPBR

Até o momento não são conhecidas intensas e inúmeras discussões públicas realizadas com as populações das regiões da foz do Velho Chico, região que já foi impactada pelos até hoje não esclarecidos derramamentos de óleo que atingiram demais zonas costeiras nordestinas.

Segundo o professor Emerson Soares, da UFAL, “a perfuração vai ocorrer próxima à uma região de manguezais, de pesca e onde está situado um dos maiores bancos de reprodução camarão do país. Além disso, estamos ainda enfrentando os impactos do derramamento de óleo ocorrido em 2019 na costa brasileira. Precisamos que as discussões sejam amplas e para que não ocorram novos desastres”.

A ExxonMobil planeja começar a perfurar em águas profundas da Bacia de Sergipe-Alagoas no segundo semestre de 2021, afirmou Alberto Ferrin, vice-presidente da petroleira no Brasil, durante a epbr offshore week.

Veja/descarregue o RIMA – Relatório de Impacto Ambiental realizado para as atividades


Leia ainda

MonitOleamento 05: balanço de um ano do crime ambiental contra o Nordeste

Óleo no litoral: Fundaj iniciou pesquisa emergencial em 40 municípios do Nordeste

Petróleo na foz do São Francisco: atualização de mapas – 12 de outubro


Fontes

Click Petroleo e Gás

EPBR