Postado emNotícias / Baixo São Francisco

Água pouca: vazões médias no Baixo passarão a 1.100 m³/s

A CHESF comunicou hoje que, pelo fato de Sobradinho ter atingido o patamar de volume de 60% de sua capacidade, as vazões defluentes da UHE Xingó, a partir de amanhã, obedecerão à média de 1.100 m³/s

Através da Carta Circular SOO/009-2020 a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, comunicou hoje que com o volume de Sobradinho tendo chegado à marca de 60%, a UHE Xingó irá praticar defluências de 1.100 m³/s (valor inferior aos 1.300 m³/s determinados pelo Plano da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que não está sendo observado desde o início de 2013) a partir de amanhã, 1o. de abril.

Gráfico via ANA – Agência Nacional de Águas

Devemos observar que a marca dos 60% do volume do reservatório de Sobradinho foram atingidos no dia 18 passado (quando foi publicada a matéria Sobradinho atinge 60% de seu volume, mas sem perspectiva de maior vazão no Baixo) e somente agora a CHESF manifesta a mudança para o pequeno aumento da vazão (tratando-se de vazão média e não valor mínimo absoluto – ou seja, vazões menores continuarão a ser praticadas).

Na data de hoje o volume de Sobradinho (Boletim Sala de Situação ANA – Agência Nacional de Águas do dia 31/03/2020) é de 72,45%, significando um ganho em pontos percentuais, para os efetivos tomadores de decisão, o setor elétrico, de exatos 12,45 pontos percentuais. De acordo com dados da CHESF, o volume total de Sobradinho é da ordem de 34,1 bilhões de metros cúbicos. Portanto, ao ser determinada a mudança das operações da UHE Xingó treze dias após a marca dos 60%, houve um saldo de cerca de 4.092.000.000 de m³, que não é para o rio São Francisco, numa conta onde o passivo do trecho Baixo cresce desde 1979/80 com o início das operações de Sobradinho.

Ainda segundo a CHESF, as operações seguem  a Resolução 2017/81 da ANA – Agência Nacional de Águas, que ignora a vazão mínima de 1.300 m³/s – hum mil e trezentos metros cúbicos por segundo – estabelecida pelo Plano da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – .

Veja abaixo o comunicado da CHESF:

Acervo CanoaDocs – Canoa de Tolda – Via CHESF

]Até que caia

Em 13 de dezembro de 2019 foi publicada a matéria 550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco. Desde aquela data não são conhecidas, até o momento, disposições e/ou ações que levem ao cancelamento da Autorização Especial IBAMA 012/2017 e necessárias responsabilizações.

Os efeitos danosos se acumulam ao passivo já considerável de exatos quarenta anos de regularização desde a entrada em operação de Sobradinho (1979/80).

Para que esse caso não caia no esquecimento, na normalidade cotidiana, insistiremos nesse tema, ininterruptamente, até que seja conhecida reação que conduza ao cancelamento/revogação desta licença que equivale a mais um desastroso passo rumo ao fim do rio São Francisco.


Veja ainda

Sobradinho atinge 67% de seu volume, sem notícias de maiores vazões para o Baixo

Sobradinho atinge 60% de seu volume, mas sem perspectiva de maior vazão no Baixo


Fontes

ANA – Agência Nacional de Águas
CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco
ONS – Operador Nacional do Sistema


◊ Imagem em destaque – Baixo São Francisco | Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco