Postado emNotícias / Alto São Francisco

UHE Formoso: articulação Velho Chico Vive promove webinário

via Redação

O Coletivo Velho Chico Vive promove hoje (05) webinário sobre 0 projeto de barragem para o rio São Francisco intitulado UHE Formoso, da Quebec Engenharia e da Tracbel Suez.

O Coletivo Velho Chico Vive convida movimentos, parceiros e apoiadores para mais uma vez conversarmos sobre o projeto de barragem para o rio São Francisco intitulado UHE Formoso, da Quebec Engenharia e da Tracbel Suez. Vão se reunir moradores da área ameaçada, especialistas, povos tradicionais originários a fim de discutir as principais vias de luta contra essa barragem.

São convidados, o pescador profissional Clarindo Pereira dos Santos, liderança nacional do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil, Ana Thé, professora pesquisadora da Unimontes, estudou a ecologia de peixes do rio São Francisco, impactado por barragens, Divaneide Souza da Articulação São Franscisco vivo e Levante das Mulheres Brasileiras. E as advogadas populares Lethícia Reis que trabalha no Conselho Indigenista Missionário Regional Leste 2 e Clara Maragna do Coletivo Margarida Alves.

Divulgação.

Será realizado em Seminário on line com transmissão ao vivo, cujo objetivo é nos fortalecer contra esse projeto de morte UHE Formoso em defesa do Rio Avô, do Rio Mar, de Opará, Rio São Francisco.

Passou mais de um ano de mobilização popular vias redes sociais durante a pandemia, mais de um ano que o ex ministro do meio ambiente disse que a pandemia seria a oportunidade para passar a boiada se referindo ao relaxamento da legislação ambiental, incluindo do licenciamento de grandes obras, mineração em território ancestral tradicional e grilagem institucionalizada.

O que descobrimos? Quais providências foram tomadas? Por que defender o Rio São Francisco? Quais as consequências dessa barragem para todo o rio? Quem vai perder e quem vai ganhar com esse projeto? O que vamos fazer? Essa barragem vai sair mesmo?

Para conversar sobre essas e outras questões, estaremos juntos em uma transmissão ao vivo, segunda-feira dia 5 de julho de 2021, às 18h30.

Novas inscrições: https://forms.gle/22r9YPEefVoab4Wj9

Para transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=zsTG7X65yRc

contato: velhochicovive@gmail.com


Veja ainda

UHE Formoso: MPF formaliza Ação Civil Pública impedindo atividades de campo

A UHE Formoso e seus impactos: relatório divulgado

UHE Formoso: graves desequilíbrios com a construção da hidrelétrica, diz estudo


Fontes

Coletivo Velho Chico Vive