Postado emNotícias / Meio ambiente

São grandes os desafios ambientais para o próximo ano

O desmatamento teve um aumento de 214% em comparação aos quatro anos anteriores: foram 16.279 km² de 2014 a 2018 e 35.950 km² desde 2019 – Foto: Greenpeace Brasil

por Roxane Ré | Jornal da USP

A avaliação é de Pedro Luiz Côrtes ao examinar o retrospecto ambiental de 2022, que considera devastador, e indicar os pontos centrais para 2023.


Ouça o áudio da entrevista com Pedro Luiz Cortes

Matéria de Roxane Ré – Produção: Rádio USP

“A destruição foi muito devastadora.” Esta é a avaliação de Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, sobre o balanço ambiental em 2022. Segundo ele, os desafios ambientais são muito grandes para o próximo ano, tendo em vista o retrospecto da área nos últimos anos.

Como foi 2022?

Em comparação com 2021, o desmatamento da cobertura vegetal cresceu neste ano: “Em 2022, nós tivemos 10.136 km², enquanto no ano passado foram 8.219 km²”, relata ele sobre a área desmatada. Durante o mandato de Jair Bolsonaro, com as lideranças de Ricardo Salles e Joaquim Álvaro Pereira Leite no Ministério do Meio Ambiente, o desmatamento teve um aumento de 214% em comparação aos quatro anos anteriores: foram 16.279 km² de 2014 a 2018 e 35.950 km² desde 2019.

Prof. Pedro Côrtes – Jornal da USP

Além da destruição intensiva da Floresta Amazônica, “tivemos também desastres ambientais que mereciam uma atenção redobrada por parte do governo federal”, analisa Côrtes. Com o orçamento reduzido para o combate e mitigação de mudanças climáticas, não se preveniram desastres como as chuvas intensas em Minas Gerais, Petrópolis e litoral nordestino, e a seca na Amazônia. “Com o avanço do desmatamento, vamos começar a ter redução de chuvas não só na região central do Brasil, mas dentro da própria floresta. Ou seja, a floresta já não conseguiria regenerar a umidade atmosférica necessária para as chuvas tropicais que a mantém ativa”, alerta.

As propostas de lei e emendas constitucionais enviadas ao Congresso Nacional também foram alvo de preocupação para o professor. Houve tentativas de acelerar a tramitação das alterações no Código Florestal e na Lei da Mata Atlântica, além do registro de mais agrotóxicos. Ao final de 2021, eram 562 liberados para uso e, atualmente, são 2.962, de acordo com o Sistema de Agrotóxicos Fitossanitário (Agrofit).

O que precisa ser feito em 2023?

Para os especialistas da área ambiental, a principal dúvida é quem será o ministro do Ministério do Meio Ambiente na próxima gestão, diz Côrtes. Os nomes cotados são os das ex-ministras Marina Silva e Izabella Teixeira, que já atuaram na pasta durante os governos petistas. Uma possível criação de um Superministério das Mudanças Climáticas também é fruto de curiosidade para os ambientalistas, haja vista a urgência da pauta.

O professor destaca as ações necessárias para o meio ambiente em 2023: reconstrução e rearticulação do MMA, reconstrução do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), reduzir e fiscalizar o desmatamento e verificar a possibilidade de revogação e de revisão jurídica das medidas antiambientais tomadas pelo atual governo federal.

A política energética e de combustíveis também deve ser revisada, na opinião dele. A priorização do etanol é um exemplo dessa conduta: “Nós já temos toda uma estrutura de produção, comercialização e utilização montada, mas isso não foi prioridade no governo atual”. Outros pontos de atenção mencionados foram a invasão de terras indígenas, o garimpo ilegal e a grilagem.

Fontes: Jornal da USP, Rádio USP


Leia ainda

Baixo São Francisco: as vazões dos últimos sete dias (21 a 29 de agosto)

Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s

Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012


O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.

Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.