Postado emNotícias / Agenda

InfoSãoFrancisco se filia à AJOR – Associação de Jornalismo Digital

Reprodução: AJOR

por Redação

Adesão do InfoSãoFrancisco ao coletivo do segmento será positiva para o fortalecimento do jornalismo regional, em particular para o geojornalismo voltado para as relevantes pautas socioambientais da região da bacia hidrográfica do Velho Chico.


A AJOR

A Ajor – Associação de Jornalismo Digital foi fundada em 3 de maio de 2021, dia Internacional da Liberdade de Imprensa, com 30 organizações associadas e o objetivo de fortalecer o jornalismo digital.

É uma associação patronal inserida no contexto de um ecossistema em constante ampliação e diversificação, que estrutura suas atividades em três eixos:

Profissionalização e fortalecimento das associadas

Criação de mecanismos de suporte para a profissionalização, o desenvolvimento e a segurança institucional das associadas por meio de parcerias, projetos, iniciativas de formação e da organização de espaços seguros de troca de experiências.

Defesa do jornalismo e da democracia

Acompanhamento de decisões que afetam o exercício do jornalismo profissional, implementação de medidas de segurança jurídica e digital e realização de eventos sobre temas relacionados à missão da Associação.

Foco na diversidade

Fortalecimento de iniciativas de jornalismo digital de fora do eixo Rio-SP, do jornalismo periférico produzido em grandes cidades, e de iniciativas ligadas a grupos sociais historicamente invisibilizados, organização de espaços de formação e suporte para que organizações desenvolvam políticas relacionadas à diversidade.

São os objetivos da associação:

Promover o jornalismo de qualidade e de interesse público, a liberdade de expressão e de imprensa e a valorização da atividade jornalística digital;

Servir como centro de discussão e debates para promover o fortalecimento institucional e financeiro das associadas, a colaboração entre elas, o aprimoramento profissional e a inovação nas formas de produção, circulação e captação de recursos no jornalismo;

Prestar apoios às associadas quanto à segurança jurídica e digital;

Promover a visibilidade das suas associadas garantindo condições propícias ao exercício de suas funções jornalísticas, de acordo com as especificidades de cada uma;

Representar as associadas e seus interesses junto aos poderes públicos.

Mais informações podem ser obtidas no site da AJOR.


Leia ainda

Entrevista: “Cartografia colaborativa é mais barata, mais precisa e mais flexível”

IBGE aprimora a representação das bacias hidrográficas do país


Fontes: AJOR – Associação de Jornalismo Digital