Através do Mapa Interativo da Hidroeletricidade nos rios de domínio da União, é possível conhecer o grau de intervenção humana nos principais rios do Brasil.
A partir das informações organizadas pelo SNIRH – Sistema Nacional de Informações Sobre Recursos Hídricos, a ANA – Agência Nacional de Águas disponibiliza o Mapa Interativo da Hidroeletricidade em rios da União para todas as bacias hidrográficas brasileiras.
O SNIRH é um dos instrumentos de gestão previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433, de 08 de Janeiro de 1997, conhecida como Lei das Águas. Trata-se de um amplo sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos, bem como fatores intervenientes para sua gestão. A responsabilidade pela gestão do SNIRH cabe à ANA, de acordocom sua lei de criação.
Nos diversos espaços virtuais do SNIRH podem ser encontradas informações com divisão hidrográfica, quantidade e qualidade das águas, usos de água,disponibilidade hídrica, eventos hidrológicos críticos, planos de recursos hídricos, regulação e fiscalização dos recursos hídricos e programas voltados a conservação e gestão dos recursos hídricos.
No caso particular da bacia do São Francisco, deve ser notado que não estão marcados os empreendimentos geradoresde hidroeletricidade em rios de domínio estadual, como Bahia e Minas Gerais, que contam com diversos empreendimentos da classe PCHs – Pequenas Centrais Hidreléticas.
Fonte
ANA – Agência Nacional de Águas
◊ Imagem do topo – Mapa da Hidroeletricidade – ANA – Agência Nacional de Águas