Postado emNotícias / Hidrelétricas

CHESF manterá vazões reduzidas no Baixo São Francisco

Leito do rio São Francisco exposto. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Na quarta reunião mensal de acompanhamento do quadro hidrológico do rio São Francisco o setor elétrico define que prosseguirá com as vazões reduzidas a jusante das hidrelétricas de Sobradinho e Xingó.


Em mais uma reunião mensal organizada e mantida pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, o setor elétrico, através do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico definiu que as descargas das hidrelétricas de Sobradinho e de Xingó permanecerão reduzidas.

A posição do ONS significa que as vazões dos barramentos serão mantidas no patamar de 1.100 m³/s (hum mil e cem metros cúbicos por segundo).

A manutenção de vazões tão baixas se dá em momento quem que os volumes úteis dor principais reservatórios da bacia hidrográfica do rio São Francisco atingiram valores que são próximos aos verificados (na mesma época do ano) em 2022.

Gráfico: ANA

Fontes: ANA, SNIRH


Leia ainda

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.