Postado emNotícias / Hidrelétricas

CHESF mantém vazões reduzidas no Baixo São Francisco e reduzirá no Sub-médio

Composição: InfoSãoFrancisco sobre foto de divulgação CHESF

por InfoSãoFrancisco

Descargas da hidrelétrica de Sobradinho serão reduzidas enquanto que a hidrelétrica de Xingó terá suas vazões inalteradas.


Através de comunicado emitido hoje, a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, anunciou mudanças nas operações da hidrelétrica de Sobradinho que terá suas vazões reduzidas para 1.200 m³/s (hum mil e duzentos metros cúbicos por segundo) até o dia 26 de maio.

Por outro lado, as operações da hidrelétrica de Xingó permanecerão sem modificações: serão mantidas as descargas de 1.100 m³ (hum mil e cem metros cúbicos) em valores médios.

O modelo operativo se dá, segundo a CHESF, em razão de o reservatório de Itaparica estar atingindo o volume de 90 % de sua capacidade.

Veja o comunicado da CHESF na íntegra abaixo:

Reprodução: CHESF

A manutenção de vazões tão baixas no Baixo São Francisco se dá em momento quem que os volumes úteis dor principais reservatórios da bacia hidrográfica do rio São Francisco atingiram valores que são próximos aos verificados (na mesma época do ano) em 2022.

Veja o gráfico comparativo abaixo relativo aos volumes em 21 de maio.

Gráfico: ANA

Fontes: ANA, CHESF


Leia ainda

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.