Postado emNotícias / Hidrelétricas

CEMIG inicia aumento de vazão da Usina de Três Marias, no Alto São Francisco

UHE Três Marias. Foto: Canal Energia

por InfoSãoFrancisco via CEMIG

Com o início das chuvas com maior intensidade neste mês de janeiro, é necessário iniciar a ampliação de vazões na usina de forma a controlar o enchimento do reservatório.


Conforme esperado, Minas Gerais vem recebendo volumes significativos de chuva neste início de janeiro, devido à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS. A ocorrência deste evento ao longo dos dias que seguiram ocasionou elevados volumes de chuva na maior parte da faixa central do estado.

Em Três Marias, as vazões que chegam superaram 2.000 m³/s nesta sexta-feira, com tendência de permanecerem elevadas ao longo da próxima semana. Com isso, o reservatório começou a ganhar nível de forma mais rápida, atingindo 66% de sua capacidade normal de armazenamento. Ao longo dos últimos dias a vazão liberada era de 300 m³/s.

De forma a controlar a subida de nível da água, reduzindo a velocidade de enchimento, a Cemig informa que é necessário ampliar a liberação de água da usina a partir de hoje, segunda-feira, 09 de janeiro de 2023.

Será preciso realizar abertura das comportas, ainda em patamar reduzido, com o aumento de vazões a partir das 8h, com o somatório de vazões vertidas (pelas comportas) e turbinadas (pelas unidades geradoras) totalizando 800 m³/s, conforme alinhado junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e informado à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA por este Operador.

Considerando o cenário de continuidade de elevação das vazões afluentes, superiores a 3.000 m³/s nesta data, associado a um volume útil já superior a 70% nesta segunda-feira, a CEMIG informou que será necessária nova ampliação controlada das vazões defluentes da UHE Três Marias nos próximos dias, sendo:

10/01/2023 – a partir de 8h, ampliação da vazão defluente total de 800 m³/s para 1300 m³/s.

11/01/2023 – a partir de 8h, ampliação da vazão defluente total de 1300 m³/s para 1650 m³/s.

A vazão defluente total compreende as vazões liberadas pelas comportas do vertedouro somadas a vazão turbinada pelas unidades geradoras. A ampliação tem como objetivo controlar a velocidade de subida de nível do reservatório, evitando que o volume de espera para o período seja ocupado, contribuindo para a capacidade de amortecimento de maiores vazões no reservatório.

O objetivo dessa ampliação de vazões, mesmo com apenas 66% de armazenamento na data desta publicação, é garantir que o aumento de vazões da UHE Três Marias se dê de forma gradual, com o menor impacto possível para o trecho a jusante da usina. Mesmo com a abertura de comportas, a tendência é que o reservatório continue ganhando armazenamento até o final do mês. A Cemig segue monitorando a condição de operação da unidade e novas ampliações podem ser necessárias nas próximas semanas, conforme as afluências verificadas no reservatório até o final deste mês.

É importante ressaltar que, para este patamar de vazões, não são esperados impactos para os municípios a jusante da UHE Três Marias no trecho até Pirapora, que recebe contribuição de vazões mais significativa apenas do afluente rio Abaeté. Após este município, o Rio São Francisco ainda recebe contribuintes significativos ao longo de seu curso, como Rio Urucuia, Rio das Velhas e o Rio Paracatu. Tais afluentes já vem vivenciando maiores vazões, dado o evento chuvoso recente, e considerando a grande distância da usina de Três Marias até os municípios ribeirinhos após a foz do Rio das Velhas, a contribuição de vazões da usina é reduzida, sendo o maior volume do Rio São Francisco oriundo dos demais afluentes. Desta forma, o controle de cheias da UHE Três Marias é realizado considerando a vazão limite de 4.000 m³/s no município de Pirapora, composta pelo somatório das vazões defluentes da usina e da incremental até Pirapora (rio Abaeté).

Informação em tempo real sobre a operação das usinas

Para acompanhar informações das usinas em tempo real, a Cemig disponibiliza o aplicativo Prox, com o qual a população pode acompanhar a variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios da região.

A companhia desenvolveu esse aplicativo com o objetivo de disponibilizar mais um canal de informações para as populações influenciadas pela operação dos seus reservatórios. A ferramenta permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade, bastando apenas o download gratuito do aplicativo (loja Play Store-Android http://bit.ly/prox_android e App Store-iOS http://bit.ly/prox_ios).

Além disso, no site da Cemig a população pode acompanhar os dados da operação de usinas da companhia meio do link cemig.com.br/usinas.

Fontes: CEMIG


Leia ainda

Bacia do São Francisco declarada em condição de cheia

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 02 a 09/01


O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.

Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.