por InfoSãoFrancisco
Em nova movimentação que reforça o ambiente de extrema instabilidade, dúvidas e incertezas para a população ribeirinha do Baixo São Francisco, o setor elétrico comunica novas mudanças nas descargas da UHE Xingó em setenta e horas desde a última alteração nas operações do barramento.
Novo comunicado da CHESF – Compania Hidro Elétrica do São Francisco emitido na tarde de hoje anuncia nova redução das vazões da UHE Xingó de acordo com demanda do ONS – Operador Nacional do Sistema.
A divulgação do novo padrão de operação foi feita através da Carta Circular SOO-30/2022 que pode ser lida abaixo em sua íntegra.
Na mesma data a CHESF emitiu o documento CE–CHESF-DOSP–037/2022 onde as vazões da UHE Xingó estão estabelecidas, para os próximos dias úteis, em 1.800 m³/s.
Veja abaixo o comunicado CE–CHESF-DOSP–037/2022 na íntegra.
Os dois comunicados acima apresentados são elementos de um conjunto de informações múltiplas, que podem ser entendidas como desencontradas e não necessariamente cumprindo o objetivo de esclarecimento das populações ribeirinhas e possibilidade de adequação das mesmas às variações de descargas (e grandes variações de nível da água do rio) da UHE Xingó.
É interessante um retrospecto às últimas e frequentes comunicações da CHESF que listamos abaixo com seus respectivos conteúdos de forma resumida.
Cronologia dos comunicados
19 de agosto – Carta Circular SOO-030/2022 – que comunica redução de vazões para 1.100 m³/s no domingo (21) e nova alteração, com elevação para 1.600 a 2.000 m³/s durante dias úteis.
16 de agosto – Mensagem via aplicativo de telefonia celular comunicando elevação de vazão no Baixo São Francisco de 1.700 m³/s para 2.500 m³/s no dia 17.
15 de agosto – Carta Circular SOO-29/2022 comunica que vazões da UHE Xingó serão no patamar de 1.800 m³/s.
02 de agosto – Carta Circular SOO-28/2022 comunica que vazões da UHE Xingó terão médias entre os valores de 2.000 e 2.500 m³/s
08 de julho – Carta Circular SOO-27/2022 comunica alterações de vazão e lança o novo padrão de vazões, que deixam margem para ambiguidades de interpretação, uma vez que teriam uma faixa de variação muito maior do que aquelas estabelecidas a partir de um único valor médio de vazão.
Esta circular apresenta dois valores a partir dos quais seriam estabelecidas vazões médias da UHE Xingó, o que causa dúvidas, e dá margem à interpretação de que as variações serão consideráveis.
05 de julho – Carta Circular SOO-26/2022 comunica vazão média (da UHE Xingó) de 1.100 m³/s com possibilidade de elevação para média de 1.600 m³/s.
Nesta circular, há um valor médio único estabelecido, de 1.600 m³/s.
Cabe ainda mencionar que a drástica redução das descargas da UHE Xingó no último dia 14, quando atingiu o valor mínimo de 677,11 m³/s ocorreu sem qualquer comunicado.
Serviço: acesse todos os comunicados da CHESF.
Nota – na tarde de hoje, em seguida ao recebimento da Carta Circular SOO-030/2022 foram solicitados esclarecimentos à CHESF sobre a real vazão média a ser praticada nos próximos dias úteis.
A demanda à empresa se deu em razão da ambiguidade do texto, possibilitando dúvida quanto à real variação das descargas da UHE Xingó (vazões máximas e mínimas).
Até o fechamento da matéria não havia sido encaminhada resposta.
Fontes: CHESF
Leia ainda
CHESF: novas alterações de vazões nos Sub-médio e Baixo São Francisco
Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s
Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012
Vazões da UHE Xingó da última semana: 05/11 de junho
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.