Postado emNotícias / Hidrelétricas

Apagão de dados impede acompanhamento de vazões instantâneas da UHE Xingó

Ilustração InfoSãoFrancisco. Foto: divulgação CHESF

por InfoSãoFrancisco

O indispensável serviço que disponibiliza publicamente dados telemétricos com as vazões instantâneas na principal estação do barramento tem sua principal estação fora do ar desde a noite do dia 15, prejudicando o conhecimento das vazões defluentes imediatamente abaixo de Xingó.


Desde as 20:00 hs do dia 15 que os dados de vazão da UHE Xingó, mais precisamente da estação 49340080 UHE Xingó Barramento (operada pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) que, ao pé do barramento, produz dados que traduzem a vazão defluente das operações em curso.

Situação de dados disponíveis na estação hoje (18) às 08:55 hs. Reprodução: SNIRH

Trata-se de uma estação estratégica uma vez permite o melhor conhecimento das manobras do setor elétrico relacionadas à água destinada ao Baixo São Francisco.

O problema ocorre justamente quando o setor elétrico está mantendo formalmente a Situação de Cheias na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, estando os reservatórios de Sobradinho e Itaparica com armazenamentos em 100% e 86,42% (dados dia 14/04) respectivamente. No entanto, a água disponibilizada ao Baixo São Francisco está sendo mantida em níveis baixos, situação que se agrava nos finais de semana e feriados.

Hidrograma da estação Propriá em 15/04. Gráfico: SNIRH
Hidrograma da estação Propriá em 18/04 às 08:00 hs. Gráfico: SNIRH

Deve ser observado que os dados da estação 49705000 (operada pela CPRM – Serviço Geológico do Brasil) Propriá estavam sendo produzidos. No entanto, esta estação, por estar consideravelmente a jusante de Xingó (a cerca de 82 km da foz do rio São Francisco), sofre influência de outros aportes, inclusive de águas subterrâneas, o que “mascara” a vazão real do barramento (esta, determinada pelas regras, restrições e condicionantes da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Página da CHESF sem os dados referentes às vazões. Reprodução: CHESF

Foi registrado ainda que no site da CHESF, em sua página Gestão de Recursos Hídricos, da mesma forma não estavam disponíveis as tabelas com as vazões da UHE Xingó.
O InfoSãoFrancisco realizou manifestação sobre a ocorrência do problema à ANA que está analisando o caso para a tomada das devidas providências.

No fechamento da matéria a estação 49340080 UHE Xingó Barramento e o site da CHESF ainda tinham problemas, não fornecendo os dados.

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH


Leia ainda

Acesso à água em risco: contrariando programação divulgada, vazão no Baixo São Francisco chega a 1.191 m³/s

Com fim do período chuvoso, vazões serão reduzidas no Baixo São Francisco

Bacia do São Francisco tem Situação de Cheia declarada