Postado emNotícias / Crise Climática

Caatinga perde 160 mil hectares de superfície de água e mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos

Composição: InfoSãoFrancisco - reprodução MapBiomas

por MapBiomas

Mais de 15% da área do bioma foi queimada, totalizando 13.770 hectares. A redução de áreas naturais superou os 6 milhões de hectares, representando 10,54% da área mapeada em 1985.


Imagens de satélite mostram que a Caatinga passou por um profundo processo de transformação entre 1985 e 2021. Um quarto (25,59%) de todas as áreas do bioma que foram modificadas pela ação do homem passaram por esse processo nos últimos 37 anos. Mais de 15% da área do bioma foi queimada, totalizando 13.770 hectares. A redução de áreas naturais superou os 6 milhões de hectares, representando 10,54% da área mapeada em 1985. Ao mesmo tempo, a Caatinga perdeu mais de 160 mil hectares de superfície de água – um decréscimo de 16,75%. Com exceção de Sergipe, todos os estados da Caatinga tiveram redução de superfície de água.

Acesse os Destaques da Caatinga – Coleção 7 – MapBiomas Brasil

Reprodução: MapBiomas

O principal motor de avanço sobre a vegetação nativa foi a agropecuária, que ganhou 6,7% de território, ou 5,7 milhões de hectares. Em 37 anos, a agropecuária cresceu um quarto da sua área. No Ceará, por exemplo, o ganho de áreas de pastagens nesse período foi superior a 320%. Na Paraíba e no Rio Grande do Norte, as pastagens mais que dobraram (125% e 172%, respectivamente). Em Minas Gerais, a agricultura cresceu 131% no período mapeado.

“A rápida transformação da Caatinga está provocando a transformação do bioma em algumas regiões”, explica Washington Rocha, coordenador da Equipe Caatinga do MapBiomas. “Mapeamos a região de Irauçuba, no Ceará, e detectamos a expansão de um núcleo de desertificação. Padrão semelhante foi observado em outros núcleos de desertificação, como em Cabrobó (PE), com tendência de expansão para leste, no sentido de Alagoas, e em Seridó (RN), verifica-se expansão para sul em direção à Paraíba. Além dos núcleos de desertificação, é possível monitorar com os dados do MapBiomas as ASD´s (áreas suscetíveis à desertificação), como Jeremoabo, na Bahia. Este é um exemplo de como a transformação da Caatinga coloca o bioma em risco”, completa.

Caatinga conta com 30,5% de seu território, ou mais de 26 milhões de hectares, classificados como Reserva da Biosfera. Porém mesmo essa área teve perdas de 7,6%, que foram ocupadas por agricultura (2%) e pastagens (5,6%). Já as Unidades de Conservação ocupam 9,01% do bioma, ou 7,8 milhões de hectares, e perderam 3,3% de sua área. Agricultura e Pastagem ganharam 1,42% e 2,06%, respectivamente.

Com mais de 844 mil quilômetros quadrados, ou quase 10% do território nacional, a Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro que se estende por 9 estados. Destes, cinco têm mais de 50% de seu território no bioma: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Este último é o único que fica integralmente dentro do bioma. O estado com maior área de Caatinga (40,7% do bioma) é a Bahia.

Fontes: MapBiomas


Leia ainda

Baixo São Francisco: as vazões dos últimos sete dias (21 a 29 de agosto)

Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s

Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012

Vazões da UHE Xingó da última semana: 05/11 de junho

Chuvas em Pernambuco fazem o rio Ipanema desaguar no Velho Chico


O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.

Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.