Postado emNotícias / Conservação ambiental

Mexilhões dourados dominam Baixo São Francisco

Colônia de mexilhões dourados em Penedo, AL. Foto: Doca Pescador

por InfoSãoFrancisco

Sem ações de monitoramento, controle e erradicação, o molusco asiático consolida sua tranquila expansão nos ecossistemas aquáticos e afeta vida da população ribeirinha.


Sem qualquer ação da parte de órgãos gestores e ambientais, municipais, estaduais e federais os mexilhões dourados (Limnoperna fortunei) é hoje uma ameaça não só ao meio ambiente aquático, mas também à saúde coletiva da população ribeirinha (sobretudo a difusa, espalhada pelas margens) no Baixo São Francisco.

O organismo exótico invasor, com ocorrência registrada desde 2016 na região, penetra em captações e instalações residenciais, obstruindo tubulações, encanamentos, obrigando a reparos e/ou substituições de alto custo, à cargo das populações afetadas que nada têm a ver com o problema.

No vídeo abaixo, a situação de penetração e infestação de um sistema residencial ribeirinho pelos mexilhões dourados.

Fontes: Canoa de Tolda, RPPN Mato da Onça


Leia ainda

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.

Sobre o autor

Carlos Eduardo Ribeiro Junior

Co-criador do InfoSãoFrancisco e coordenador do projeto.