Postado emNotícias / Conservação ambiental

IBAMA autorizou CHESF a usar produto “Altamente Perigoso ao Meio Ambiente” no combate ao mexilhão dourado em Xingó

Composição: InfoSãoFrancisco

por Carlos E. Ribeiro Jr. | InfoSãoFrancisco

Sem o conhecimento do público e da comunidade ribeirinha no Baixo São Francisco, a CHESF tem aprovação do IBAMA para emprego de agente químico de elevada agressividade para erradicação do mexilhão dourado na hidrelétrica de Xingó.


Através de informações obtidas com o benefício da LAI – Lei de Acesso à Informação via plataforma FalaBR (antigo E-Sic, da CGU – Controladoria Geral da União), o InfoSãoFrancisco obteve documentação que comprova a aprovação, pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, para que a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, utilize o agente químico MXD – 100 (quaternário de amônio) no sistema de resfriamento da hidrelétrica de Xingó.

O produto é utilizado para a erradicação do mexilhão dourado (Limnoperna fortunei) em condições qualificadas como de urgência.

A autorização do IBAMA foi concedida através de Parecer Técnico do órgão emitido em outubro de 2022 e pode ser conhecida em sua íntegra abaixo.

Para todos os efeitos, no certificado de registro do MXD-100 emitido pelo IBAMA em 2016, o produto foi classificado pelo órgão como “altamente tóxico” e “altamente perigoso ao meio ambiente”.

Reprodução: IBAMA

Mais adiante, em atualização do certificado para o mesmo produto, em 2018, o órgão licenciador manteve e mesma classificação.

Reprodução: IBAMA

Com relação à divulgação dos procedimentos da CHESF com o MXD-100 na hidrelétrica de Xingó, o IBAMA considera que “pois, segundo o projeto, não está prevista a suspensão ou a alteração de quaisquer dos usos múltiplos do recurso hídrico, por não haver efeitos à outras atividades, segundo o fabricante do produto.”

Reprodução: IBAMA

Na busca por maiores informações sobre os possíveis impactos do MXD-100 nos ecossistemas aquáticos e no acesso à água pela população ribeirinha, a Sociedade Canoa de Tolda solicitou à UFAL – Universidade Federal de Alagoas que mobilize seus pesquisadores do Curso de Engenharia de Pesca, da Unidade de Penedo, para a análise do quadro e elaboração de parecer técnico. A Reitoria da UFAL encaminhou manifestação comunicando que a demanda está em trâmite na Unidade de Penedo.

Fontes: IBAMA; Canoa de Tolda


Leia ainda

MPF arquiva inquérito sobre mexilhões dourados no Baixo São Francisco

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.

Sobre o autor

Carlos Eduardo Ribeiro Junior

Co-criador do InfoSãoFrancisco e coordenador do projeto.