Postado emNotícias / Comunidades indígenas

Sem escola de ensino fundamental, comunidade indígena Aconã lança manifesto de cobrança

Comunidade Aconã. Foto: Aconã

por InfoSãoFrancisco

Há anos esperando a construção de uma escola para o ensino fundamental para suas crianças, a comunidade Aconã, em Traipu, Alagoas, lança manifesto aberto solicitando a construção do prédio e implantação de atividades escolares.


No extremo sudeste do município de Traipu, Alagoas, a comunidade indígena Aconã enfrenta dificuldades para obter o benefício de políticas públicas básicas, como saneamento básico, acesso à água potável de qualidade, saúde, acesso terrestre (o povoado Aconã está às margens do rio São Francisco) e educação, como vem sido publicado pelo InfoSãoFrancisco.

Até hoje a comunidade não conta com uma escola indígena de ensino fundamental para suas crianças. As atividades educacionais estão sendo realizadas ao ar livre, quando as condições meteorológicas permitem, ou em uma sala de aula improvisada em um cômodo da casa de morador local.

A situação precária do ensino na comunidade, que compromete o futuro de inúmeras crianças, provocou a publicação de um manifesto público reivindicando a implantação da unidade educacional.

Veja abaixo o manifesto da Comunidade Indígena Aconã na íntegra:

Veja o vídeo com a apresentação do caso pelas lideranças Aconãs:

Fontes: Comunidade indígena Aconã


Leia ainda

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.