Postado emNotícias / Biodiversidade

Pirambebas em expansão no Baixo São Francisco: mais atritos são esperados

Cardume de pirambebas. Fotograma/vídeo: Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco

por Carlos E. Ribeiro Jr | InfoSãoFrancisco

Vazões mínimas reduzem território das pirambebas que, sem opção, ocupam espaços já utilizados por populações humanas, criando situações de atritos e ataques frequentes.


Com a manutenção, pelo setor elétrico, das vazões mínimas da hidrelétrica de Xingó desde 2013, o Baixo São Francisco vem sendo submetido à um quadro permanente de penúria hídrica. São inúmeros os impactos socioambientais e um deles é o comprometimento do território de espécies dos ecossistemas aquáticos, como as pirambebas, ou piranhas brancas (Serrasalmus maculatus).

Sem espaço disponível no meio aquático e com a destruição da zona ripária, as pirambebas criam novos territórios alternativos onde possível, os grupos de peixes ocupam as zonas sombreadas disponíveis como sob embarcações, bombas de captação de água.

Estressadas, tendo seu comportamento afetado, as piranhas que antes conviviam sem maiores problemas com seres humanos, têm demonstrado agressividade crescente, o que é percebido pela incidência cada vez maior dos ataques dos peixes.

Na busca por maiores informações sobre a pouca água disponível no Baixo São Francisco, sua qualidade e seus impactos nos ecossistemas aquáticos com particular atenção aos eventos envolvendo as pirambebas, a Sociedade Canoa de Tolda solicitou à UFAL – Universidade Federal de Alagoas a mobilização de seus pesquisadores do Curso de Engenharia de Pesca, da Unidade de Penedo, para a análise do quadro e elaboração de parecer técnico. Segundo a Reitoria da UFAL a demanda está em trâmite na Unidade de Penedo.


Leia ainda

Baixo São Francisco: as vazões dos últimos sete dias (21 a 29 de agosto)

Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s

Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012


O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.

Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.