Atlas da Irrigação da ANA: previsão de mais 4 milhões de hectares na área irrigada no Brasil

10 de março de 2021

| USO DAS ÁGUAS
A Redação

Até 2040, estima-se a incorporação de 4,2 milhões de hectares irrigados (+76%), com um impacto menor sobre a expansão do uso da água (+66%) devido à maior expansão de métodos mais eficientes. Esse incremento corresponde também ao aproveitamento de 30% do potencial efetivo e apenas 7% do potencial total.

 Reprodução: ANA

Reprodução: ANA

A ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico lançou a segunda edição do Atlas da Irrigação – A Irrigação no Brasil, onde estabelece as perspectivas para o consumo de água do segmento.

O Atlas Irrigação foi elaborado entre 2018 e 2020 a partir de um planejamento de etapas e de estratégias de execução traçado em 2017, logo após o lançamento da primeira edição. As atividades foram executadas diretamente pela ANA ou em parceria com referências do setor agrícola, como: Conab, Embrapa, Agrosatélite, IBGE, UFPR, ESALQ/USP, USGS (Serviço Geológico Americano) e MDR. Outras publicações, que detalham algumas dessas atividades, foram lançadas previamente ao Atlas.

Como novidade quanto à forma de apresentação do conteúdo, a ANA preparou um site específico e interativo, o Atlas Irrigação.

A edição final do Atlas (2021) pode ser acessada e descarregada aqui.

Fontes

ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Imagem em destaque – Reprodução: ANA


×

Encontre a localização

Encontrar

Resultados:

Latitude:
Longitude:

Zoom:

Finalizar geocodificação

×

Envie um artigo

Você tem notícias para compartilhar da bacia do Rio são Francisco? Contribua para este mapa enviando sua história. Ajude a ampliar a compreensão do impacto global dessa importante região no mundo.

Encontre localização no mapa

Encontre localização no mapa