Postado emNotícias / Água - Conflitos

Crises de escassez hídrica: potencial fator para estopim de conflitos no mundo

A água tem uma importância social que acompanha toda a história da humanidade – Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

por Fernanda Real | Jornal da USP

Especialistas comentam que alterações climáticas e má gestão do recurso revelam e ampliam questões ambientais e geopolíticas envolvendo a oferta de água no planeta.


Ouça o áudio da matéria de Rubens Avelar

Matéria de Fernanda Real – Produção: Rádio USP

Como bem imprescindível para a vida, a água se demonstra como um dos recursos que mais sofrem com as alterações climáticas. As guerras hídricas são ocasionadas por disputas geopolíticas resultantes da disponibilidade e distribuição do recurso. Principalmente nos locais em que a água é historicamente escassa, houve conflitos, como na Turquia, no Iraque e na fronteira do México com os Estados Unidos.

Essencial para o desenvolvimento de atividades como a agricultura e o abastecimento de água potável, o recurso tem uma importância social que acompanha toda a história da humanidade. A pressão por ele é ampliada à medida que há o crescimento populacional e o recrudescimento dos impactos do aquecimento global, com as alterações climáticas levando a crises hídricas mais severas.

Questões geográficas e humanitárias

Paulo Saldiva – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

As causas desses conflitos podem parecer totalmente naturais, com influência das ações humanas no meio ambiente, em um primeiro momento. Porém, se falta água, há pessoas lutando pela sobrevivência. O professor Paulo Hilário Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, coloca as questões culturais e sociais como um dos fatores-chaves para o acontecimento desses conflitos. Para ele, o predomínio de um nacionalismo extremado, migrações forçadas e as desigualdades econômicas são potenciais impulsionadores de um problema latente, relacionado ao avanço das alterações climáticas.

A escassez hídrica afeta aproximadamente 40% da população mundial. Isso abrange os corpos hídricos superficiais e aquíferos, que podem expor impasses fronteiriços, já que envolvem diferentes regulamentações sobre o uso de determinados rios. A gestão desses corpos hídricos é colocada como principal problema a ser observado pelo professor Wagner Cordeiro, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP: “Muitas vezes, não se sabe exatamente como é a reposição da água ou de que forma a água é utilizada em cada país”.

Cordeiro também comenta que a abundância de água pode ser um impulsionador de impasses entre regiões. Ele explica que, principalmente em regiões de fronteiras delimitadas por corpos hídricos, a construção de hidrelétricas, desvios e manejo da água podem ser estopim de guerras e de conflitos.

Desde muito antes da pauta ambiental receber a devida importância, o represamento de água para evitar períodos de longa estiagem e o desvio de corpos hídricos culminaram em conflitos. Um exemplo utilizado por ele envolve um antigo conflito na fronteira dos Estados Unidos com o México, em que foi necessário um “acordo” para cessar o impasse político. Nesse caso, o México precisou devolver a água utilizada do Rio Colorado, a partir de uma “operação assimétrica”.

Possíveis soluções

Se antes a questão da escassez hídrica já era um problema, as alterações climáticas podem potencializar e resultar em longos períodos de estiagem. Zonas áridas sempre existiram no globo terrestre, mas a ampliação do número dessas regiões chama a atenção, portanto, medidas para controlar os impactos das alterações climáticas são fundamentais. Cordeiro diz que maneiras mais sustentáveis de manejo e distribuição do recurso são importantes para atividades como a agricultura, pautadas em políticas públicas.

Fontes: Jornal da USP, Rádio USP


Leia ainda

Baixo São Francisco: as vazões dos últimos sete dias (21 a 29 de agosto)

Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s

Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012


O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.

Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.