Postado emNotícias / Acesso à informação

InfoSãoFrancisco é selecionado no Edital Achados e Pedidos da ABRAJI

Composição: InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

O InfoSãoFrancisco terá dois colaboradores entre os doze selecionados como parceiros do projeto Achados e Pedidos da ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.


O InfoSãoFrancisco foi um dos 12 projetos selecionados pelo edital público do Achados e Pedidos“, projeto da ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e da Transparência Brasil com foco na Lei de Acesso à Informação (LAI).

O Achados e Pedidos oferece uma base de dados continuamente atualizada, buscando facilitar o acesso a informações e evitar solicitações repetidas a órgãos públicos. Qualquer pessoa pode enviar seus pedidos de LAI (Lei de Acesso à Informação) para a plataforma, contribuindo assim para a criação de um banco de dados extenso o suficiente para a análise, por exemplo, de taxas de resposta de cada órgão e número de recursos realizados.

“É uma iniciativa especial porque não beneficia só os selecionados. Todos nós ganhamos: o Achados terá mais informações públicas obtidas via LAI disponíveis para outras pessoas usarem, mais referências de como alguns pedidos de informação são (ou não) respondidos e mais dados sobre a implementação da LAI em diferentes lugares do país”, explica Marina Atoji, diretora de Programas da TB.

Nos próximos meses o InfoSãoFrancisco publicará reportagens sobre como usamos a LAI para dar transparência e publicidade aos atos públicos de órgãos ambientais em relação ao rio São Francisco, popularmente chamado de “Velho Chico”.

Pretendemos apresentar a cada reportagem 15 pedidos e as respectivas respostas dos governos federal, estadual e municipal sobre cinco temas nos últimos cinco anos:

1) a exploração de petrolíferas
2) as operações das usinas hidrelétricas
3) a gestão dos usos e ocupações do território
4) o risco de inundação de comunidades ribeirinhas
5) a conservação do patrimônio cultural

Fontes: Achados e Pedidos; ABRAJI


Leia ainda

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.